Parte da imprensa do Rio Grande do Norte trabalha para cair no descrédito da população. Em virtude de não gostar deste ou daquele candidato, aí tentam implantar algo que deixa desordenado o livre pensar de parcela considerável da população. E foi o que aconteceu nesta quinta-feira, 21 de outubro, quando alguns meios de comunicação, sem se preocupar com a verdade dos fatos, espalharam a desistência do deputado Benes Leocádio em chegar ao consenso de grupos políticos oposicionistas ao Governo de Fátima Bezerra e ser ele pré candidato nas eleições majoritárias de outubro do próximo ano. Soa como um tiro no ouvido para quem trabalha desta forma. Mais salutar seria, primeiro, ter ouvido o deputado ou alguém de sua assessoria. E não sair pregando boatos, algo que não condiz com a realidade. Aí, depois, tem de engolir certas moscas diante do que quis implantar de mal. Infelizmente é o que vivenciamos, presenciamos, o que plantam muitos dos que fazem e levam informação. Se faz urgente e necessário mais clareza no divulgar a notícia, em respeito a todos. Vamos ter mais compromisso com esta arte.
BENES LEOCÁDIO
Em conversa com este colunista, me garantiu que não falou isso pra ninguém. E continua com a sua pré campanha à maneira iniciada. Deixou entender, algumas pessoas estarem fazendo isso por pura maldade, e não vai para a sua luta. Repete o dito desde o começo, não será problema, se surgir outro nome, de maior união. Terá seu apoio. Até lá, continua sua vontade de gerir os destinos do RN a partir de 2023. Tudo dentro de um grande planejamento.
EXPECTATIVA
A política mossoroense vive um clima forte com relação ao candidato a deputado estadual que terá apoio do prefeito Allyson Bezerra. São comentários, conjecturas para todos os gostos. É na verdade muito grande a busca pela chancela do Palácio da Resistência. Quem conseguir, já pode se achar com cadeira certa no plenário do Palácio José Augusto, sede da Assembléia Legislativa do RN, a partir de 2023. Vamos acompanhar.
EXEMPLOS
São muitos e de décadas. Historicamente a Prefeitura de Mossoró sempre mandou um representante para aquela casa parlamentar. A ansiedade agora, nestes momentos pré eleitorais, é quanto ao silêncio que o gestor público vem mantendo. Não sinaliza, não mostra olhares para quem deverá ser seu preferido. E absolutamente ninguém, se arrisca a fazer qualquer aposta. Um profundo mistério que em breve será desvendado. Haja nervos.
TONY FERNANDES
Vereador de primeiro mandato e, diga-se de passagem, um bom parlamentar. Trabalha seu nome pensando em representar Mossoró e o RN na Assembleia Legislativa. Tem sido visto pelas estradas potiguares realizando o que costumamos chamar ‘trabalho de formiguinha’. Andando ‘feito porca’ magra na busca de apoios. A seu favor, como certo, os que fazem a gloriosa corporação militar. É de muita competitividade. Pode surpreender.
ITAÚ
Neste final e início de semana transposto, circulei por várias cidades do médio oeste potiguar e neste percurso, a aprazível de Itaú. Encontros e conversas com muitos amigos, dentre eles, o ex-vice-prefeito Airenildes Fernandes; o presidente da Câmara de vereadores, Ítalo Melo (DEM). Assuntagens para todos os gostos e sem deixar passar a política, a pauta principal nestes tempos vindouros. Tudo bem salutar.
ITAÚ II
E num destes finais de tarde, passagem pela fazenda Massapê, onde encontrei o amigo de longas datas, Wilson Melo, chefe de gabinete de várias gestões daquela município. Ele, profundo conhecedor de todos os manejos políticos a nível local e da região. Vem a ser tio da vereadora Isabelle. Daqui agradecer pela acolhida e boa conversa. Saí de lá bem atualizado e deixar dito que muito em breve estarei retornando àquela região.
AQUAS CLUB
No domingo, 17 de outubro, a estada em uma área de entretenimento e lazer que há muito tempo não frequentava. Bem localizado na comunidade do Brejo, em Felipe Guerra. Local de clima agradabilíssimo, um acolhimento dos mais exemplares e cozinha com self-service e cardápio, o melhor da região. De propriedade do Sr. Ussi Fernandes que, corajosamente investiu naquela área e nos dias atuais colhe bons frutos, isso percebido pelo número de pessoas que vi por lá. Voltarei a falar.
ELEIÇÕES NA OAB/RN
Neste ano, um pleito dos mais concorridos. Até o momento uma enxurrada de candidatos. Pelo menos 5 chapas registradas e com postulantes para todos os gostos. Desde quando acompanho este processo, e não é de agora, pela primeira vez tantos operadores do Direito querem comandar aquela entidade a nível de Rio Grande do Norte. Apenas uma dupla sinaliza oposição à atual diretoria. Que vença quem apresentar melhores propostas.
ANAX VALE
Já bateu o martelo e se apresenta disposto a disputar uma das 24 cadeiras de deputados estaduais pelo RN nas eleições de outubro de 2022. Tem realizado visitas e muita conversa com amigos e apoiadores. Um forte amparo, o de seu irmão, Dr. Arthur Vale, atual prefeito do município de Governador Dix-sept Rosado. E por si só, o pré candidato tem serviços prestados. Questão presente e a perdurar ainda por dias, é a nominata. Trabalha a ‘régua e compasso’.
ROYALTIES
Muito gordas as cotas de dinheiro que tem entrado nas contas de algumas prefeituras da região de Mossoró. São números a colaborar com a gestão, a fim de fazer com que lamúrias tais como “encontrei o município falido” ou, “ está decretado estado de calamidade”, modismos falatórios como este, sejam jogados ao esquecimento. Agora, no entanto, é investir e apresentar à população as devidas contas. Basta de conversa fiada!.
LAWRENCE AMORIM
O que era esperado aconteceu. No dia 10 de outubro vigente, o prefeito Allysson Bezerra, reuniu para almoço, toda a sua bancada de apoio na Câmara Municipal de Mossoró (CMM) e, oficialmente anunciou Lawrence Amorim como o nome de sua preferência como pré candidato a uma vaga de deputado federal nas eleições do próximo ano. Em ato simbólico passou seu chapéu de vaqueiro, ou ‘amuleto’, como todos classificam, ao jovem legislador mossoroense, que também é presidente da casa. Primeiro suplente de deputado, Lawrence Amorim já se acha com o pé na estrada, num zig zag entre o litoral e o sertão, pregando suas ideias e propostas a apresentar em favor do Rio Grande do Norte, tão logo chegue ao Congresso Nacional em Brasília. Vem se propondo a comportar-se diferente de muitos parlamentares e voltar bem mais seus olhares a seus conterrâneos, na grande maioria expostos à miséria causada não só pela pandemia, mas pela grave estiagem que se abate sobre a região. Sabe da importância e responsabilidade do que vai enfrentar. Mas não medirá esforços e nem baixará a cabeça diante disto.