Com a superlotação que atinge o Hospital Walfredo Gurgel, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) informou no fim da manhã desta segunda-feira (18) que está adotando uma série de medidas com o objetivo de reduzir o tensionamento no atendimento da Unidade. Entre elas, de acordo com a pasta, foi determinada a suspensão das obras de reforma no segundo andar do hospital, o que possibilita a abertura de mais leitos nos próximos dias.
Outra medida que depende de resposta à demanda submetida ao Poder Judiciário é quanto ao desbloqueio de leitos em outras unidades de saúde da rede estadual, especificamente nos hospitais de Macaíba, no Hospital Geral Dr. João Machado (Natal) e Giselda Trigueiro, em Natal.
“A governadora Fátima Bezerra determinou que, além das medidas já em andamento, a Sesap apresente o plano de ação, que será tratado nesta segunda-feira, com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), além de outros órgãos como a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Após a reunião, representantes da Sesap concedem entrevista à imprensa para explicar em detalhes as medidas em discussão”, diz a Sesap.
Além das ações imediatas, a pasta reforçou que a Governadora Fátima Bezerra quer soluções a médio e longo prazo e que envolva todos os entes, resultando em melhorias no atendimento à população no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, mas que possam tratar das causas e suas devidas competências.