A Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), FUNAI e Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró-RN realizou, de 12 a 14 de novembro no auditório da FASSO da UERN o III Módulo da Oficina de Interculturalidade para profissionais de saúde do Estado e do Município que atuam no atendimento a migrantes e refugiados indígenas venezuelanos da etnia Warao.
A oficina foi direcionada aos profissionais do Município de Mossoró e das instituições de Saúde do Estado no município que realizam a assistência aos indígenas Warao.
O objetivo do evento foi capacitar os profissionais da Saúde, Assistência e Educação entre outras políticas intersetoriais, acerca do contexto de vida e cultura dos indígenas Warao.
Presentes ao evento a Coordenadora Geral de Gestão do Conhecimento, da Informação, do
monitoramento e da avaliação de saúde indígena /CGCOIM/SESAI/MS, Giovana Mandulão, Gisele Mêne de Castro (SESAI), Anderson da Silva Santos (DSEI Potiguara), Larissa Rodrigues Moreira (DSEI Potiguara), a Referência Técnica da Atenção Primaria à Saúde (APS) da II Ursap, Kleylenda Linhares, os técnicos da FUNAI, Lílian Borges e Alan Alexandre Polenis da Silva,
a liderança indígena Warao, Librando José Rattia, Natanael Benedito da Silva do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi),
e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró.
“Hoje, encerramos o III módulo da oficina de interculturalidade Indígena que vem acontecendo desde junho deste ano. Nesse III Módulo, resgatamos um pouco da realidade de Saúde dos indígenas Warao da Venezuela, bem como as experiências que eles têm vivenciado aqui no município de Mossoró nos serviços de Saúde, nos últimos cinco anos. Ressaltamos a importância desse conhecimento para a melhora do atendimento dessa população, não somente somente na saúde, mas nas demais políticas intersetoriais como um todo. Vale destacar ainda o fortalecimento, nesse último ano da SESAP/II URSAP com o Ministério da Saúde, via SESAI, e o DSEI Potiguara, além da FUNAI e a SMS Mossoró. Aguardamos que o resultado deste empenho de forças de diversas entidades se efetive em medidas que contemplem a integralidade no atendimento indígena na comunidade Warao em Mossoró-RN”, destacou a Referência Técnica da Atenção Primária à Saúde da II Ursap, assistente social Kleylenda Linhares.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP