A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (SUVAM), realizou quinta-feira das 8h30 às 11h, no auditório do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, o IV Dia Mundial da Saúde Ambiental no RN – Ações e Desafios no enfrentamento de desastres ambientais direcionado aos técnicos de Vigilância em Saúde, Vigilância Ambiental, Saúde do Trabalhador e Vigilância Epidemiológica dos Municípios, das Ursps e do nível central.
PROGRAMAÇÃO
9h – Painel 1 – Ações e desafios no enfrentamento de desastres ambientais no RN de forma integrada.
Atuaram o articulador da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RN, sargento José Jorimar Patrício Gomes, a Subcoordenadora de Vigilância Ambiental (SUVAM), Aline Rocha de Paiva Costa, o Tecnólogo Ambiental da SUVAM, Gustavo Soares de Araújo e a Bióloga e técnica da SUVAM, Ana Cristina da Costa Advincula. A mediadora foi a Subcoordenadora de Vigilância Ambiental (SUVAM), Aline Rocha.
11h – Painel 2 – Atuação do VIGIAGUA e Núcleo de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada aos Riscos Decorrentes de Desastres (VIGIDESASTRES) frente ao desastre vinculado pelo RN. Atuaram o membro do Programa de Vigidesastres Nacional, José Lucas Pinho da Fonseca e o consultor técnico do VIGIAGUA, Valmir de Morais.
Mediadora – coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Diana Rêgo.
Foi prestada uma homenagem ao Tecnólogo Ambiental e servidor público da Vigilância Ambiental (SUVAM), Francisco Dameão da Silva pelos mais de vinte anos de serviços prestados ao serviço público. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Potiguar (UnP). Técnico de Vigilância em Saúde Ambiental – Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande Norte. Atuante no desenvolvimento e estruturação das ações do programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – VIGIAGUA. Nada mais justo do que homenagear esse servidor com a entrega dessa condecoração como forma simbólica de agradecer e demonstrar o quanto ele é importante para a administração pública.
O Vigidesastres é um programa instituído pela Portaria GM/MS Nº 4.185, de 1º de dezembro de 2022, sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Preparação para as Emergências em Saúde Pública, do Departamento de Emergências em Saúde Pública, vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde. Seu principal objetivo é desenvolver e implementar ações de vigilância em saúde voltadas para a gestão de riscos associados a emergências em saúde pública decorrentes de desastres.
“Em 26 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ambiental, área ligada a questões como poluição e eventos climáticos extremos. A saúde ambiental também se refere à teoria e à prática de valorar, corrigir, controlar e evitar fatores do meio ambiente que possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras. A Saúde ambiental é um pilar na saúde global”, disse a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Saudade Azevedo.
Presentes ao evento a secretária adjunta da Sesap, Leidiane Queiroz, a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Diana Rêgo, a Subcoordenadora de Vigilância Ambiental (SUVAM), Aline Rocha, o articulador da Coordenadoria Estadual de Proteção e. Defesa Civil do RN, sargento José Jorimar Patrício Gomes, a enfermeira, especialista em Saúde Pública e coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Saudade Azevedo, a Referência do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) da II Ursap, Ana Karina Dantas dos Santos Fernandes, a engenheira de alimentos, sanitarista e fiscal da SUVISA-RN, Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel, a enfermeira e fiscal da SUVISA-RN, Ana Izaura de Almeida, dentre outros profissionais de saúde.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP