A paralisação dos médicos obstetras e pediátricos das maternidades do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), do Hospital Regional Alfredo Mesquita e do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em Natal, Macaíba e São José de Mipibu, respectivamente, foi suspensa após a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) entrar em acordo para efetuar o pagamento dos profissionais referente ao mês de julho até esta terça-feira (10). De acordo com a Cooperativa dos Médicos (Coopmed-RN), assim que os valores forem depositados na conta da Coopmed, será feito o repasse para os cooperados.
A Sesap afirmou que o acordo foi feito após intensas negociações entre as parte envolvidas. Agora, as atividades voltarão a funcionar normalmente, sem prejuízo à qualidade do atendimento à população. “O acordo alcançado garante a continuidade dos serviços prestados nesses setores essenciais e estabelece as condições necessárias para que o trabalho dos profissionais da saúde seja realizado de forma adequada, respeitando tanto as demandas da categoria quanto as necessidades dos pacientes”, pontua a pasta.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed), Geraldo Ferreira, o Governo do RN havia se comprometido em efetuar o pagamento até o dia 30 de novembro, o que não foi feito, e, por isso, os pediátras e obstetras das maternidades ameaçaram a paralisação que começaria nesta sexta-feira (6).