Pacientes esperaram mais de seis horas por atendimento médico no primeiro dia de operação do centro de enfrentamento à gripe montado pela prefeitura de Natal no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da capital potiguar.
O centro foi aberto às 9h nesta quarta-feira (5) e é a segunda unidade do tipo montada pelo município para tentar desafogar as Unidades de Pronto-Atendimento da capital, que tiveram alta da demanda de atendimentos de pessoas com sintomas gripais. Somente a UPA de Cidade da Esperança passou de
Segundo a prefeitura, três médicos seriam destacados para atendimento no centro, porém no início da tarde só havia um atendendo os pacientes com sintomas leves e um na área de estabilização, destinada para pacientes em situação mais grave que chegarem ao ginásio.
A dona Luzia Costa, de 63 anos, chegou ao local por volta das 7h30 e não recebeu atendimento pelo menos até 12h40. “Estou com febre, dor de cabeça, corpo mole e a pressão está alta, estou muito gripada. Estou pensando se ainda vou ficar esperando. Mas como eu vou saber o remédio para tomar?”, questionou.
Já Francisca Albino, de 66 anos disse que chegou ao local às 6h, estava na fila preferencial, e ainda assim não tinha sido atendida. “Isso aqui e nada é a mesma coisa. A pessoa vem doente para terminar de morrer”, reclamou.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), chegou à unidade no início da tarde e disse à Inter TV Cabugi que solicitaria o envio de mais médicos à Secretaria Municipal de Saúde.
“Vou conversar agora com o secretário de saúde. Eles têm razão, precisa de mais médicos. Mesmo com esse serviço extra, com atendimento a mais que nós instalamos aqui no ginásio Nélio Dias, você quantas pessoas compareceram, mostrando que realmente que essa gripe está se configurando como uma epidemia. A reclamação existe com razão, porque as pessoas estão esperando, são muitas pessoas acometida, e vamos procurar melhorar esse atendimento”, afirmou.
Já a SMS afirmou que solicitou mais um médico à cooperativa contratada e informou que o novo profissional deve chegar ao local ainda na tarde desta quarta-feira (5). A unidade também vai funcionar durante o feriado municipal de Santos Reis, nesta quinta-feira (6), das 8h às 17h.
No mesmo horário, o centro de enfrentamento à gripe aberto pela prefeitura no fim de dezembro no Cemure, na Zona Oeste da capital, tinha movimento mais tranquilo.
Fonte: G1 RN