O Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira 15 o balanço sobre casos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no país. Até o momento, foram registradas 148 notificações, sendo 41 casos confirmados e 107 ainda em investigação. Outras 469 ocorrências foram descartadas, e oito mortes foram confirmadas.
Os casos confirmados estão distribuídos entre: São Paulo (33), Paraná (4), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1). Entre as investigações em andamento, São Paulo também concentra a maioria, com 57 registros, seguido por Pernambuco (12), Rio de Janeiro (6), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (3), Rio Grande do Sul (3), Alagoas (1), Goiás (1) e Paraná (1).
O levantamento aponta ainda oito mortes confirmadas — seis em São Paulo e duas em Pernambuco. Outros dez óbitos permanecem sob investigação, sendo um na Paraíba, um no Paraná, um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco e quatro em São Paulo.
De acordo com o Ministério da Saúde, as equipes seguem acompanhando os casos em conjunto com secretarias estaduais e municipais para monitoramento e adoção de medidas de prevenção.