Neste sábado (20), a II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), realizará o “Dia D” de vacinação disponibilizando imunização contra a Influenza, Covid-19 e febre amarela. O objetivo da ação é ampliar o acesso da população aos imunizantes e elevar as coberturas vacinais.
Para realização do dia “D”, a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa de imunização, recomenda que todos os municípios, seguindo o que estabelece o Ministério da Saúde, adotem este dia 20 de maio de 2023, para mobilizar toda população a comparecer aos postos de vacinação, visando atualizar o calendário vacinal e proteger indiscriminadamente toda a população a partir dos 6 meses de idade para, dessa forma, elevar os índices das coberturas vacinais. Neste dia D deverá estar disponível também as vacinas de Influenza, COVID-19 além de Febre Amarela e as de rotina para os municípios que desejarem ampliar, oportunizando àqueles que não conseguem ter acesso a vacinação durante a semana.
VACINA INFLUENZA – A imunização contra a “Influenza” está aberta para grupos prioritários, preconizados pelo Ministério da Saúde. Podem receber a dose do imunizante: Idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças (6 meses a menores de 6 anos de idade); gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.
Além disso, podem tomar a vacina contra a Influenza: caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
VACINA COVID- 19 – Para a vacina COVID-19 a vacinação de reforço com a vacina COVID-19 Pfizer bivalente para grupos prioritários com duas doses monovalentes prévias para: Idosos de 60 anos ou mais de idade, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade, indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. VACINA FEBRE AMARELA- Para a vacina Febre Amarela, o grupo prioritário elegível é de 9 meses a 59 anos. Para as pessoas acima de 60 anos, recomenda-se a avaliação médica para essa vacina.
“A II Ursap recebeu 30.880 doses de vacinas para influenza; 3.730 doses para febre amarela e 3.582 doses para COVID-19”, informa a técnica do Programa de Imunização da II Ursap, Lucinete Almeida.
“Orientamos que os municípios aproveitem a oportunidade da visita das pessoas à unidade básica de saúde para atualizar também a imunização contra a Covid-19, febre amarela e, se for possível, atualizar outras vacinas pendentes no calendário de cada um”, explica a coordenadora do Núcleo Técnico da II Ursap, Saudade Azevedo.
“Vamos fortalecer o SUS, a ciência, a cultura de vacinação no país e retomar as altas coberturas vacinas no Brasil. A imunização é fundamental, porque reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde”, disse a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.