A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa de Imunização realizou terça-feira (17) de dezembro, das 9h às 11h, no auditório deputado Leônidas Ferreira, uma Reunião sobre a nova vacina Serum/Zalika fabricada pelo Instituto Serum, da Índia, que e teve registro solicitado pela empresa brasileira Zalika Farmacêutica Ltda contra a Covid-19. A reunião foi direcionada aos coordenadores municipais do Programa de Imunização e vacinadores.
Nova vacina no Brasil
A vacina da Zalika Farmacêutica, já usada nos Estados Unidos e Reino Unido, será aplicada no Brasil em pessoas a partir de 12 anos, faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostraram segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C a 8°C).
A vacina Zalika é indicada para pessoas a partir de 12 anos de idade e será utilizada na imunização de grupos prioritários, incluindo indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pessoas imunocomprometidas e profissionais da saúde. Esta é a primeira vez que o estado recebe doses desse fabricante, ampliando as opções de imunizantes disponíveis na rede estadual.
Presentes ao evento a Coordenadora Estadual do Programa de Imunização, Laiane Graziela, os técnicos do Programa de Imunização da II Ursap, Jorge Mota, a enfermeira Kyvia Maia, a técnica Lucinete Almeida, o coordenador do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Mossoró, Etevaldo Lima e demais coordenadores.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) começou a distribuir, quinta-feira (12), aos municípios de todo o Rio Grande do Norte o lote de 35 mil vacinas contra Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde.
“O Estado do Rio Grande do Norte, registrou pelo menos 63 óbitos pela Covid-19, em 2024. Em relação ao número de casos confirmados para a doença, foram contabilizadas 4.273 contaminações. O perfil das vítimas são, pessoas com idade acima de 60 anos, e com esquema de vacinação incompleto e com algum tipo de comorbidade”, disse a coordenadora estadual do Programa de Imunização, Laiane Graziela.
“A II Ursap já recebeu 1.000 doses da vacina e estamos aguardando a chegada de mais 4 mil doses”, informou o técnico do Programa Regional de Imunização da II Ursap, Jorge Mota.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP