A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) realizou sexta-feira (09) de agosto no Plenário Raimundo Vieira de Macêdo da Câmara Municipal de Triunfo Potiguar uma Capacitação sobre Notificação da Violência Interpessoal e/ou Autoprovocada direcionada aos profissionais da saúde, educação e assistência social.
A violência é um fenômeno complexo e multicausal, que envolve dor, sofrimento e sequelas à vítima, reverberando na saúde pública. A violência interpessoal e autoprovocada é um grave problema de saúde, pois atinge de forma abrangente toda a sociedade, e traz inúmeras consequências.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), definiu a violência como o uso intencional de força física ou de poder que pode manifestar-se por meio de ameaça ou de forma concreta, contra si ou contra um grupo ou comunidade, e que resulta ou tenha possibilidade de resultar em lesão, dano psicológico, morte, prejuízo no desenvolvimento ou privação. A violência interpessoal é compreendida pela OMS como aquela que ocorre entre membros da família, parceiros íntimos, amigos, conhecidos e desconhecidos, sendo diferente da violência autoprovocada.
Violência autoprovocada são os envenenamentos e as lesões intencionalmente desferidos pela própria pessoa contra si, automutilação e tentativa/consumação de suicídio, sendo esse um fenômeno crescente, considerado importante problema de saúde pública no Brasil.
Presentes ao evento a Referência de Vigilância Epidemiológica da II Ursap, Lucèlia Pansard, a Referência do Programa Saúde da Criança e do Adolescente da II Ursap, Elisângela Medeiros, a Referência do Programa de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais da II Ursap, Fabrícia Ariadina Medeiros de Oliveira, a Secretaria Municipal de Educação, Lucinha Costa, a Coordenadora do CRAS, Najara Bezerra e a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), Ingrid Saldanha.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP