A II Ursap encerrou as ações do Movimento Abril Verde sexta-feira (26) de abril no turno da manhã no Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira em Mossoró.Foram realizadas atividades físicas pelo servidor público e educador físico, Josias Hilário Costa Neto.
Sedentarismo
A inatividade física traz diversos prejuízos à saúde humana, e combatê-la é papel de todos. No mundo, 4 a 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população fosse mais fisicamente ativa, de acordo com a OMS.
Os dados de 2020 divulgados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apontam que até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa.
Os benefícios que a prática da atividade física traz para a saúde são diversos: o controle do peso; a diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres e de algumas doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doenças do coração; a melhora da disposição; e a promoção da interação social.
DADOS DO SEDENTARISMO NO BRASIL
O sedentarismo é uma ameaça à vida, muitas vezes confundido com preguiça. A falta de atividade física atrapalha a saúde das pessoas ao impedir que tenham um estilo de vida saudável. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Já entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%.
Estiveram presentes no Parque Ecológico Professor Maurício Oliveira em Mossoró: a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Saudade Azevedo, a coordenadora de Recursos Humanos, Jane Valcácio, o engenheiro de Segurança do Trabalho, Leonardo Araújo Pansard, a Referência Técnica Regional em Saúde do Trabalhador, Lucélia Jamilla Pereira Pansard, o educador físico, Josias Hilário Costa Neto e demais técnicos de saúde pública.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP