A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais e
e o Programa Uern Vida Saudável – Programa de Saúde, Qualidade de Vida e Bem-Estar, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizaram quarta-feira (3) de julho, uma ação alusiva ao Julho Amarelo, uma
campanha instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Foram ofertadas vacinas contra influenza, febre amarela e COVID-19.
O público-alvo foram estudantes e servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
O Uern Vida Saudável é um programa contínuo, que objetiva buscar um clima organizacional de excelência cada vez mais humanizado e acolhedor.
Participaram do evento a referência do Programa de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), assistente social, Fabrícia Ariadina Medeiros de Oliveira, a professora mestra da FAEN/UERN, Magda Fabiana do Amaral Pereira Lima
e estudantes do
Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
“As hepatites virais são doenças causadas por diferentes vírus
que provocam alterações no fígado. No Brasil, as mais comuns são as
causadas pelos vírus A, B e C. Geralmente, as pessoas não apresentam
sintomas e desconhecem ter a infecção, tornando-se portadoras do
vírus B ou C. O avanço da infecção pode causar danos mais graves ao
fígado, como cirrose e câncer”, disse a Referência do Programa de Hepatites Virais da II Ursap, Fabrícia Ariadina Medeiros de Oliveira.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP