O Estado do Rio Grande do Norte participa do Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que acontece neste sábado (13) em 167 municípios norte-rio-grandenses. A iniciativa une o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza no Município de Ipanguaçu, em lestado de calamidade pública em razão do aumento no volume da sangria do Açude Público de Pataxó, desde do dia 01 de abril de 2024, teve início às 8h.
“A campanha foi realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde, no Centro, Ilha Grande, Língua de Vaca, Pedrinhas, Arapuá, Pataxó e Itu e nas Comunidades mais afetadas pelas chuvas da sangria do Açude Público de Pataxó como: Ubarana e Maria Romana. Além da Secretaria Municipal de Saúde participaram da campanha as Secretarias de Educação, Secretaria Municipal de Obras, Trânsito e Serviços Urbanos (SEMOTSU) e Assistência Social”, disse a coordenadora de Imunização, enfermeira Yasmim Mariana Seixas Cunha.
“A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, ressalta a coordenadora de Imunização de Ipanguaçu, Yasmim Mariana.
DADOS
“O Município de Ipanguaçu recebeu 1.330 doses. A população a ser vacinada totaliza 4.612 pessoas, sendo 165 crianças de 6 meses menor de dois anos, 753 crianças de dois anos e menor de seis anos, 1.854 pessoas de 60 anos e mais, 124 gestantes, 20 puérperas e indígenas vivendo fora da terra indígena, 350 trabalhadores em saúde, 502 pessoas com deficiência permanente, 635 pessoas com comorbidades, 195 professores e 03 Pessoas em Situação de Rua”, disse o técnico do Programa de Imunização da II Ursap, Jorge Mota.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP