O Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizou quarta-feira (24) de julho, das 9h às 16h, na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN) em Natal, a Oficina PlanificaSUS.
O evento teve como público-alvo técnicos das áreas técnicas da SESAP, Gerentes das Unidades Regionais de Saúde Pública e Referencias Técnicas da Atenção Primária à Saúde (APS). Os palestrantes foram técnicos do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo-SP, considerado a melhor instituição de saúde da América Latina.
PlanificaSUS
O PlanificaSUS é um Projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), articulado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde junto ao Ministério da Saúde (MS), que visa a operacionalização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do SUS, oferecendo ferramentas para o alinhamento dos processos de trabalho e melhor articulação entre a Atenção Primária em Saúde e a Atenção Especializada. O Projeto é executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
O PlanificaSUS tem como objetivo implantar em larga escala a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), em regiões de saúde das Unidades Federativas, fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) na organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS. Trata-se de um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que apresenta, como área técnica responsável, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Garantia de Atributos de Atenção Primária à Saúde do Departamento de Saúde da Família e, como área de atuação, a de Desenvolvimento de Técnicas e Operação de Gestão em Serviços de Saúde.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP