A saúde pública do interior potiguar deu mais um salto de qualidade quarta-feira (20) de agosto. O Governo do Estado inaugurou a área de obstetrícia do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, com o centro de parto normal, 34 leitos e outras novas estruturas. Dessa forma, o Hospital da Mulher passa a realizar partos e consolida-se como a referência materno-infantil para os municípios das regiões Oeste, Alto Oeste e o Vale do Açu.
Para a abertura dos novos serviços neste momento, a Sesap convocou 147 profissionais de saúde de níveis técnico e superior, além de ter conduzido outros processos de contratação de profissionais, por meio de prestadoras de serviços, desde a expansão do pessoal de apoio até mão de obra médica, e contado com o apoio da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró (APAMIM)/Maternidade Almeida Castro.
Presentes à solenidade a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra, o Secretário de Estado da Saúde Pública, Alexandre Motta, a secretária-adjunta de Saúde Leidiane Queiroz, a reitora da Universidade Estadual do RN, Maia, o vice-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Nildo Dias, a deputada estadual, Isolda Dantas (PT), a diretora do Hospital da Mulher, Elenimar Costa, o prefeito constitucional de Areia Branca, Souza Neto, que representou os demais municípios atendidos pela unidade, a vereadora de Mossoró, Marleide Cunha (PT), a vereadora de Mossoró, Plúvia Oliveira (PT), a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, a coordenadora de equipamentos de saúde do Estado do Rio Grande do Norte no âmbito das regionais de Mossoró, Assú e Pau dos Ferros, Saudade Azevedo, a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, Egislandia Senq, representante da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, entre outros gestores de saúde da região e equipe técnica da Sesap.
“Após assumir em 2019 levamos 12 meses para ajustar todos os entraves que encontramos na obra, que estava só com 23% executada. Entregar esse espaço ampliado e estruturado, garantindo partos humanizados, é um momento singular, porque o que estamos fazendo hoje no Hospital da Mulher significa, acima de tudo, cuidar das mulheres e crianças, cuidar de gente”, disse a governadora Fátima Bezerra.
O Secretário de Estado da Saúde Pública, Alexandre Motta, destacou todo o empenho do Governo em viabilizar o funcionamento completo do Hospital. “Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos fazer essa estrutura, com essa equipe grandiosa”.
Durante a solenidade de abertura dos serviços, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) anunciou a apresentação de um Projeto de lei para o Centro de Parto Normal do Hospital da Mulher passar a ter o nome da Parteira Luzia Mercês do Amaral, mãe da governadora professora Fátima Bezerra, que atuava na cidade Nova Palmeira-PB na assistência gratuita às grávidas. O Projeto de lei está tramitando na Assembleia Legislativa do RN.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP