Fiscal da Vigilância Sanitária da SUVISA-RN, Teresa Emanuelle Gurgel fala sobre Dia Mundial da Segurança dos Alimentos
A Engenheira de Alimentos, Sanitarista e Fiscal da Vigilância Sanitária da SUVISA-RN, Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel prestou entrevista quinta-feira (6) de junho, às 11h, ao Programa Do Seu Jeito comandado pelo apresentador, Nilton Giacomelli da Telecab 10 HD de Mossoró.
O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado em todo o mundo no dia 7 de junho, para chamar a atenção da população para essa questão e inspirar ações voltadas para prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar.
” O principal objetivo do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, prosperidade econômica, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável”, disse a Fiscal da Vigilância Sanitária da SUVISA-RN, sanitarista Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel.
“No Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos são causadas por bactérias (principalmente por Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus). No entanto, há também surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA) causados por vírus (rotavírus e norovírus) e, em menor proporção, por substâncias químicas”, ressalta Teresa Emanuelle.
DADOS
“600 milhões de pessoas no mundo ficam doentes (quase 1 para cada10 pessoas) e 420 mil morrem em decorrência de alimentos contaminados. E nessas mortes são geralmente acometidas em crianças, idosos e pessoas imunodeprimidas.
A contaminação dos alimentos pode, na maioria das vezes ser evitada, com a adoção das boas práticas de manipulação dos alimentos”, ressalta a fiscal da Vigilância Sanitária da SUVISA-RN, Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP