A Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguara realizou terça-feira (1) de abril, às 9h, na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, uma reunião com técnicos do Programa de Imunização, Atenção Primária à Saúde (APS), Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais e a coordenação da Equipe Técnica da II Ursap para alinhamento dos fluxos dos pedidos dos imunobiológicos, com o objetivo de intensificar a vacinação nos territórios indígenas para alcançar a cobertura vacinal.
Comunidades indígenas na jurisdição da II Ursap: Tapuia Paiacu Chapada do Apodi (Apodi) e Caboclo do Assu (Assu)
A ocasião contou com a participação da Apoiadora de Atenção à Saúde Indígena do RN, Bárbara Maria Duarte, da Responsável Técnica pelo Programa de Imunização do DSEI Potiguara, Patrícia Ferreira, da coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Ana Clara de Souza Rêgo, dos técnicos do Programa de Imunização da II Ursap, Jorge Mota e Lucinete Almeida, da Referência Técnica da Atenção Primária à Saúde (APS) da II Ursap, Kleylenda Linhares, da Referência Técnica do Programa das Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais da II Ursap, Fabrícia Ariadina Medeiros de Oliveira e da estagiária da Atenção Primária à Saúde (APS), Vitória Martins.
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) – Potiguara é um órgão federal vinculado à Secretaria de Saúde Indígena (SESAI/MS), que coordena as ações de atenção à saúde dos povos indígenas, desenvolvendo atividades de saneamento básico, gestão, apoio técnico e apoio ao controle social, visando à integralidade da saúde dos povos indígenas dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. A Coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguara é Marilene Artur e a chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) do DSEI Potiguara é Doroteia Gomes. A Apoiadora de Atenção à Saúde Indígena do RN é Bárbara Maria Duarte. O DSEI Potiguara fica localizado em João Pessoa-PB.
“O Ministério da Saúde incluiu os povos indígenas entre os grupos prioritários para vacinação contra a influenza em 2025. Serão vacinadas dia 10 de abril contra a influenza 150 indígenas das aldeias Tapuia Paiacu Chapada do Apodi (Apodi) e Caboclo do Assu (Assu), disse a Responsável Técnica pelo Programa de Imunização do DSEI Potiguara, Patrícia Ferreira.
“De 25 de abril a 24 de maio será realizado o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). O MVPI oferece todos os imunizantes disponíveis no calendário nacional. A imunização nos Distritos é uma das ações prioritárias, ocorre de forma ampliada e transversal, transcorrendo todo curso de vida do indivíduo, sendo uma das intervenções mais importantes. E como estratégia para intensificação da vacinação em áreas indígenas visando melhorar a cobertura vacinal, principalmente em áreas de difícil acesso, realiza-se o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) que é uma ação da SESAI em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que integra a Semana Mundial de Vacinação”, informa a Responsável Técnica pelo Programa de Imunização do DSEI Potiguara, Patrícia Ferreira.
“É importante a articulação entre o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Unidades
Regionais de Saúde Pública (URSAPs) e a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), para o planejamento das ações do mês da Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). È fundamental propor a organização do modelo de atenção e os serviços de saúde de acordo com as especificidades macrorregionais dos DSEI, respeitando as diretrizes da PNASPI. Serão realizadas reuniões dia 02/04 na III Ursap com sede em João Câmara, dia 03/04 na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) em Natal e no dia 04/04/2025 na I URSAP – em São Jose do Mipibu”, disse a Apoiadora de Atenção à Saúde Indígena do RN, Bárbara Maria Duarte.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP