Na manhã de quinta-feira (23) de maio, aconteceu na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), a primeira reunião do Comitê Regional de Prevenção a Mortalidade Materna, infantil e fetal da 2ª e 8ª Regiões de Saúde. O objetivo foi discutir e propor iniciativas para enfrentamento das situações que levam à morte materno-infantil e fetal.
O Comitê Regional de Prevenção a Mortalidade Materna, infantil e fetal da 2ª e 8ª Regiões de Saúde é um organismo interinstitucional e multiprofissional, tem caráter ético, educativo e de assessoramento. Busca identificar todos os óbitos maternos, infantil e fetais para apontar medidas de prevenção e intervenção às instituições para correção de possíveis distorções visando a redução das mortes maternas, infantis e fetais.
A Portaria n° 1.119, de 5 de junho de 2008, regulamenta a Vigilância de Óbitos Maternos em todo o território nacional e determina como OBRIGATÓRIA a notificação e investigação de todos os óbitos maternos e de mulheres em idade fértil. A Portaria n° 72 de 11 de janeiro de 2010, estabelece que a vigilância do óbito infantil e fetal é OBRIGATÓRIA nos serviços de saúde (públicos e privados) que integram o Sistema Único de Saúde (SUS).
DADOS
ÓBITOS INFANTIS
No primeiro quadrimestre de 2024 foram registrados 22 óbitos infantis menor de um ano na 2ª Região de Saúde sendo Caraúbas (1), Governador Dix-Sept Rosado (2), Messias Targino (2), Mossoró (15), Serra do Mel (1) e Upanema (1). No primeiro quadrimestre de 2024 foram registrados dez óbitos infantis (<1ANO) na 8ª Região de Saúde2) sendo Assú (4), Alto do Rodrigues (1), Fernando Pedroza (1), Ipanguaçu (2), São Rafael (1) e Triunfo Potiguar (1).
ÓBITOS FETAIS
Foram registrados 20 óbitos fetais no primeiro quadrimestre de 2024 na 2ª Região de Saúde sendo Apodi (3), Areia Branca (3), Baraúna (1), Felipe Guerra (1), Governador Dix-Sept Rosado (1), Janduís (1), Mossoró (10), Serra do Mel (1) e Tibau (1). Foram registrados nove óbitos fetais na 8ª Região de Saúde sendo Assú (3), Fernando Pedroza (2), Ipanguaçu (1), Pendências (1) e São Rafael (2).
ÓBITOS MATERNOS
Foram registrados quatro óbitos maternos no primeiro quadrimestre de 2024 nos Municípios de Apodi, Areia Branca, Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró.
ÓBITOS EM MULHERES EM IDADE FÉRTIL
No primeiro quadrimestre de 2024 foram registrados 48 Óbitos de mulheres em idade fértil (MIF) na 2ª Região de Saúde, investigados 27 e 14 óbitos na 8ª Região de Saúde, investigados cinco.
“Necessitamos envolver todos nessa luta constante de redução da mortalidade materno-infantil e fetal, é um grande desafio, mas é a prioridade da nossa gestão. Isso requer uma atenção contínua, sistêmica e conjunta dos gestores federal, estadual e municipal e também dos profissionais da saúde, por isso a importância desse comitê”, disse a presidenta do Comitê Regional de Prevenção a Mortalidade Materna, infantil e fetal da 2ª e 8ª Regiões de Saúde, Vilcelânia Alves Costa.
Presentes na reunião a presidenta do Comitê Regional de Prevenção a Mortalidade Materna, infantil e fetal da 2ª e 8ª Regiões de Saúde, Vilcelânia Alves Costa, a vice-presidenta, Saudade Azevedo, a secretária executiva, Lucélia Jamilla Pereira Pansard e demais membros do Comitê.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP