A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Imunizações em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde realiza de a no período de 10 de abril a 31 de maio de 2023 a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O dia “D” de Mobilização Estadual – 15/04 (Junto ao Dia D da Bivalente) e 20/05. A II Ursap está distribuindo 37.890 doses para os municípios.
A reunião virtual foi realizada sexta-feira (31) de março e contou com as participações da coordenadora do Programa de Imunização da Sesap, Laiane Graziela Paulino da Costa, as técnicas do Programa de Imunização da Sesap, Katiuscia Roseli Silva de Carvalho e Haywsa Bezerra, os técnicos do Programa Regional de Imunizações da II Ursap, Jorge Mota, Kyvia Layane Maia e Lucinete Almeida e as referências do Programa de Imunização das demais Ursaps.
O objetivo da Campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
“A estimativa de pessoas a serem vacinadas na jurisdição da II Ursap, é de 236.470 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Para os demais grupos prioritários, serão disponibilizados os dados de doses administradas durante a campanha, considerando a indisponibilidade de denominadores para os referidos grupos”, disse o técnico do Programa de Imunizações da II Ursap, Jorge Mota.
Estimativa de pessoas a serem vacinadas no RN.: 1.317.905 pessoas
Os grupos prioritários definidos para a campanha de vacinação são:
Idosos com 60 anos e mais, Trabalhadores da saúde, Crianças (6 meses a < de 6 anos de idade), Gestantes, Puérperas, Povos indígenas, Professores, Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, Pessoas com deficiência permanente, Caminhoneiros, Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso, Trabalhadores Portuários, Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, Profissionais das Forças Armadas, População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Todas as crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina influenza sazonal em anos anteriores, devem receber apenas uma dose em 2023. Para a população indígena e pessoas com comorbidades, a vacina está indicada para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade. Deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade, que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP
MTB-PB 604