A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) realizará terça-feira (17) de dezembro, das 9h às 13h, no auditório deputado Leônidas Ferreira, uma Reunião sobre a nova vacina Serum/Zalika fabricada pelo Instituto Serum, da Índia, que e teve registro solicitado pela empresa brasileira Zalika Farmacêutica Ltda contra a Covid-19. A reunião será direcionada aos coordenadores municipais do Programa de Imunização e vacinadores.
Nova vacina no Brasil
O Brasil começou a distribuir pela primeira a vacina em dezembro. A dose foi aprovada para maiores de 12 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro deste ano e é usada em outros países, como nos Estados Unidos. A vacina é produzida pelo Instituto Serum, na Índia, a maior fabricante de vacinas no mundo. O imunizante é comercializado no país pela Zalika Farmacêutica que é a representante no Brasil do Instituto Serum, laboratório localizado na Índia.
A vacina recombinante Serum/Zalika traz avanços significativos, destacando-se por seu maior prazo de validade em relação a outras vacinas e pela simplicidade no transporte e armazenamento, que requerem temperaturas entre +2°C e +8°C. Além disso, sua alta eficácia e segurança foram confirmadas nos testes realizados, garantindo confiabilidade no uso. A vacina utiliza a tecnologia de proteína recombinante. É o primeiro imunizante apresentado no Brasil que utiliza essa tecnologia. Com a incorporação da vacina Zalika ao plano de imunização brasileiro, o país dá mais um passo firme na direção de alcançar a tão almejada imunidade coletiva.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP