O Governo do Estado publicou edital de um processo seletivo que visa a contratação temporária de professores de Educação Profissional. As inscrições terão início na próxima sexta-feira (19), serão totalmente on-line e os profissionais selecionados vão atender os Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), entre outras instituições da rede.
Segundo o texto publicado, não há um número fixo de vagas, uma vez que as contratações serão realizadas conforme a necessidade da rede. A seleção tem uma validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Para participar, os interessados deverão acessar o portal do SIGEduc e preencher o formulário, que estará disponível a partir da abertura das inscrições, na sexta-feira (19), até o seu encerramento, no próximo dia 26 de setembro.
A participação do processo seletivo ocorre mediante o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30. O edital prevê isenção para doadores de sangue, doadoras de leite materno e convocados para trabalhar nas eleições.
Para participar, é necessário que o candidato possua habilitação em curso superior compatível com o conteúdo das disciplinas ofertadas nos cursos técnicos descritos no edital. Entre as áreas de maior demanda estão Informática, Administração, Sistemas de Energia Renovável e Segurança do Trabalho.
A seleção será baseada na análise de títulos e da experiência profissional dos candidatos, sendo a formação acadêmica um dos principais critérios de pontuação. Os títulos aceitos para avaliação incluem desde graduação até especialização, mestrado e doutorado, com maior peso para as experiências em atividades docentes, especialmente na rede estadual de ensino.
Resultados e remuneração
A remuneração para o cargo de professor temporário será equivalente à de um docente graduado no início de carreira do quadro funcional do Magistério Público Estadual, totalizando R$ 4.809,60 para uma carga horária de 30 horas semanais.
A contratação terá duração de até 24 meses, com possibilidade de prorrogação, conforme a necessidade da SEEC.
Os profissionais poderão atuar em diversas cidades, sendo vinculados a uma das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC) e compondo um cadastro de reserva por componente curricular.
O resultado final será divulgado no dia 5 de novembro, de acordo com o edital. Os candidatos aprovados vão compor o cadastro de reserva, podendo ser convocados ao longo da vigência do processo seletivo.