O Rio Grande do Norte irá receber um centro de distribuição internacional dos Correios após atender pedido da governadora Fátima Bezerra. Conforme anunciou a empresa pública nesta terça-feira 20, o “hub” será instalado no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante e deverá ser a porta de entrada de pouco mais de 20% das encomendas importadas que chegam pela região Nordeste do Brasil.
Segundo a estatal, o último grande centro operacional foi criado em Cuiabá (MT), em 2014. Este será o primeiro empreendimento do tipo na região Nordeste e o quarto no Brasil. As centrais em funcionamento atualmente estão localizadas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Curitiba.
“Ao levarmos o centro para o Nordeste estamos gerando milhares de empregos na região. Não estamos levando apenas infraestrutura, mas consolidando a vocação local de se tornar um polo logístico, o que desperta o interesse de outras empresas também”, disse o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
Ainda de acordo com a empresa, o pacote de investimentos cumpre um pedido feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A intenção do mandatário é fortalecer os Correios em meio ao avanço das companhias de entrega pelo país.
Dentro dessa perspectiva de investimentos, para a capital federal estão previstos R$ 190 milhões a serem empregados na construção de um novo complexo que vai integrar as operações de tratamento das encomendas e um centro de logística integrada.
Uma máquina de triagem com capacidade para tratar 300 mil objetos por dia será instalada no local, o que deve aumentar em 700% o movimento em comparação com tratamento manual diário.
Além do hub a ser instalado no Rio Grande do Norte, os Correios também anunciaram a instalação de duas agências no formato padrão em Londrina (PR) e São Luís (MA).
Outra novidade será a remodelação de todos os prédios para adaptação a uma agenda sustentável, com a instalação de painéis fotovoltaicos e sistema de ar-condicionado inteligente, o que deverá gerar uma economia de R$ 1,5 milhão por ano com energia elétrica.
Já para 2023, 400 agências estão com as licitações de reforma aprovadas. A expectativa é de que as mais de 6 mil agências restantes também sejam reformadas nos próximos três anos.
“Um sonho e uma luta que finalmente serão concretizados”, diz Fátima Bezerra
A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) comemorou o anúncio da instalação de um hub internacional de encomendas no Estado. Ela afirmou que o investimento anunciado no governo do presidente Lula é um sonho ainda de quando ela era deputada federal.
“A instalação de um centro internacional de distribuição de encomendas dos Correios, em Natal, é um sonho e uma luta que finalmente serão concretizados. Um sonho e luta ainda do tempo que eu era deputada federal. Traz empregos, desenvolvimento econômico e insere nosso estado de forma estratégica nessa política de reinvestimento na empresa pública”, declarou a petista.
Fátima destacou ainda a articulação feita por ela nos últimos anos em prol da instalação do centro de distribuição e lembrou que a ideia de inserir um hub internacional no RN surgiu ainda no governo Dilma Rousseff, mas “infelizmente” foi abandonada.
A governadora afirmou que em encontro recente com o presidente da República apresentou os estudos sobre o hub, ocasião em que o chefe do Executivo se mostrou sensível. A governadora também se reuniu em maio deste ano com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, para tratar sobre o assunto.
“Aqui, portanto, é o resultado de gestões republicanas, que olham para as possibilidades de desenvolvimento. E destaco que a confirmação de instalação do hub Internacional dos Correios aqui no RN é uma escolha que traz consigo também sensibilidade política”, declarou Fátima.
A chefe do Executivo acrescentou que a instalação do hub dos Correios no RN irá ajudar a descentralizar as operações, melhorando os prazos de entrega e beneficiando especialmente as empresas de micro e pequeno porte.
Informações do Agora RN