Considerada uma obra prioritária para o governo Fátima Bezerra (PT) e um dos pleitos mais importantes do Rio Grande do Norte atualmente, a duplicação da BR-304 voltou à pauta política esta semana, quando foi anunciado pelo Governo Federal o início das obras, mas com previsão de execução somente para 2024, conforme divulgado pelo Governo do RN na última quarta-feira 8. A demora para a concretização dessa duplicação é vista pela classe produtiva como resultado da falta de projetos, problema sistêmico que prejudica o desenvolvimento potiguar.
“O que falta, e isso acontece ao longo dos anos, são bons projetos. Nesse ponto o Rio Grande do Norte não tem projetos na prateleira para executar. Os outros estados, de forma inteligente, estão fazendo o seu dever de casa e estão captando recursos, mas o fato é que o Rio Grande do Norte não tem projetos estruturantes para poder captar recursos”, comenta.
O presidente da Faern espera que o governo Fátima, que é aliado do Governo Federal, consiga elaborar projetos e buscar investimentos para o RN, a exemplo da duplicação da BR-304. “É isso que nós esperamos. Será muito frustrante, ao final dos próximos quatros anos, nós não conseguirmos avançar em nenhum projeto estruturante para o Rio Grande do Norte”, afirma José Vieira.
O presidente da Faern considera a duplicação da rodovia “fundamental” para aumentar a capacidade e eficiência de escoamento da produção, além de ajudar na interiorização do turismo e no consequente desenvolvimento do Estado.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), José Lucena, acredita que a duplicação da rodovia federal será uma grande “vantagem” para o Rio Grande do Norte, uma vez que irá facilitar o escoamento da produção e impulsionar o turismo. “A gente vê com muita esperança que isso aconteça, porque a gente está torcendo há muito tempo”, disse.
Ele critica, no entanto, a demora para a realização de uma obra tão importante para o desenvolvimento do Estado e atribui a morosidade à falta de projetos. “Eu acho que é falta de projetos do Estado. Agora vamos rezar para que, com os dois governos alinhados, isso possa ser uma coisa positiva para o Rio Grande do Norte e que a gente possa ter esses pleitos atendidos pelo Governo Federal, é essa a nossa torcida”, pontua Lucena.
“Eu nem acredito que comece na data que está prevista, porque sempre que se tem um cronograma como esse, os prazos nunca são respeitados, então eu não confio muito na execução desse prazo, acho que vai demorar bem mais”, opina Gilvan.
A estimativa de investimento na duplicação da BR-304 é da ordem de R$ 2,8 bilhões. O serviço inclui um trecho de 289 quilômetros de extensão, que vai desde o entroncamento com a BR-226 até à divisa com o Estado do Ceará, passando pela cidade de Mossoró.
FRENTE PARLAMENTAR
O deputado federal General Girão (PL) lamenta a demora para a execução da duplicação da BR-304. Ele lembra que, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, garantiu que a obra deveria ser executada pela mesma empresa que assumisse a concessão da privatização da BR-101, no trecho entre Natal e Recife. A obra seria uma espécie de contrapartida da empresa por assumir uma rodovia (BR-101) inteiramente duplicada.
“Essa Frente Parlamentar está para ser instalada, acredito que logo depois da Páscoa, e vamos trabalhar, sim, para que essa obra seja feita, afinal de contas não podemos aceitar que exista uma rodovia dentro do RN chamada de Rodovia da Morte”, defende.
Agora RN