A Caern está investindo em tecnologia para garantir redução de perdas de água nos sistemas de abastecimento que opera. Pontos de monitoramento da rede de água estão sendo instalados em Mossoró e posteriormente em Caicó. O serviço já realizado em Natal e região metropolitana reduziu em até 80% as ocorrências de vazamentos em alguns pontos.
Empresa terceirizada está instalando caixas de monitoramento de pressão em pontos escolhidos com base em análise técnica da operação do sistema de água. Em Mossoró serão 80 pontos em diferentes regiões da cidade. Foram escolhidos locais com hidrômetros em funcionamento para acompanhar em tempo real parâmetros do sistema. É importante lembrar que o equipamento instalado não interfere em nada no abastecimento, nem no hidrômetro, apenas mede informações.
Todas as informações são enviadas para os técnicos da Caern que fazem a análise dos dados no computador e adotam soluções baseadas nos dados coletados em campo. A tomada de decisão pode ser aumentar ou diminuir a pressão no local, além de outras medidas necessárias. Nos 431 pontos já em operação em Natal e região metropolitana a ferramenta se mostrou altamente eficaz para evitar ou identificar situações de vazamentos.
A iniciativa tem feito a Caern despontar no cenário nacional como uma das companhias que possuem o maior número de pontos de pressão na rede monitorados em tempo real. Até junho de 2023 novos pontos serão implantados em municípios com contrato de concessão com a Caern, somando 980 pontos com pressão de rede monitorada pela empresa.
Redução de Perdas de Água
A Caern investe em diversas ações para diminuir a perda de água. Entre elas, o combate à ligações clandestinas no sistema de abastecimento. Além disso, adota recursos em tecnologia de última geração para garantir o monitoramento em tempo real dos seus equipamentos, seja do sistema de água ou esgoto, garantindo informação precisa, correção e tomada de decisão operacional.
Um destes investimentos ocorre nas maiores estações de bombeamento da Caern que vão receber, até janeiro de 2023, 40 multimedidores de grandezas elétricas. São mais de R$ 256 mil investidos para a instalação destes equipamentos, que trarão mais segurança para os operadores de sistema e redução de custos para a Companhia. Após a instalação, os parâmetros elétricos dos medidores de energia podem ser lidos fora da subestação e monitorados 24 horas por dia, por telemetria.