O presidente estadual do PSDB no Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, recebeu uma ligação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, dirigente nacional da sigla, confirmando uma visita ao Estado potiguar no próximo dia 18 de agosto (sexta-feira). Na ocasião será realizado o encontro regional “Diálogos Tucanos RN”, que ocorrerá em Natal.
O evento servirá para ouvir líderes e a militância sobre o futuro do partido no Brasil. Eduardo Leite já percorreu os estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Espirito Santo para discutir o futuro do país e também a reconstrução do partido.
De acordo com informações, e obedecendo calendário aprovado pela Executiva Nacional, o partido no Rio Grande do Norte já realizou debate democrático interno, com a promoção de encontros para ouvir filiados e encaminhar posicionamentos programáticos antes de definir os novos dirigentes nas diversas instâncias partidárias.
De maio a julho, foram instalados quase 70 novos diretórios municipais e outros que estão nas articulações. A ideia é reforçar o trabalho até o fim do ano para ampliar a força tucana nos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Em setembro, acontecerá a convenção municipal do PSDB de Natal, que vem ganhando novos vereadores.
No Rio Grande do Norte, os tucanos vêm crescendo nos últimos anos e agora também já receberam quatro novos parlamentares em Natal. O governador Eduardo Leite deu carta branca a Ezequiel Ferreira para que ele continue o trabalho de fazer o partido aumentar o número de prefeitos, vices e vereadores em todas as regiões do Estado.
Em 2022, os tucanos potiguares conseguiram 31,21% dos votos para deputado estadual – o maior percentual de votos para as Assembleias Legislativas de todo Brasil. Foram eleitos 10 parlamentares, inclusive Ezequiel Ferreira, que conseguiu a maior votação proporcional em todo país, com 3,76% dos votos.
“A gente precisa fortalecer o PSDB”, diz Eduardo Leite
A partir da próxima semana, os tucanos da capital e do interior serão mobilizados para receber o presidente nacional da sigla, Eduardo Leite, que convocou a todos para se engajarem no trabalho de reconstrução partidária.
“Agora o PSDB tem uma missão, o caminho não é fácil, mas nós não estamos no partido porque seja o caminho mais fácil, mas porque é o melhor caminho para as nossas comunidades e o nosso país.” E complementou: “A gente precisa fortalecer o PSDB, porque o Brasil precisa de um partido que aponte um caminho com serenidade, com equilíbrio, com bom senso, que foque em atacar os problemas e não em atacar as pessoas. Nós estamos na política e política é atividade para fazer a vida das pessoas melhorar e não para tornar a vida delas insuportável, numa guerra de uns contra os outros”, declarou Leite.
Recentemente a sigla, que em 2020 elegeu três parlamentes, já recebeu quatro novos integrantes: Herberth Sena, que saiu do PL; Aldo Clemente, que migrou do PDT e Klaus Araújo, ex-Solidariedade e novo coordenador político do PSDB. Anderson Lopes também foi eleito pelo Solidariedade, mas já admite a nova opção pelo PSDB.
O PSDB de Mossoró também, já está sob o controle do presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim. Como ele ainda não concluiu o processo de desfiliação do Solidariedade, quem assumiu o comando do partido foi sua esposa, a farmacêutica Fátima Tereza. A filiação de Lawrence ao PSDB acontecerá quando ele estiver oficialmente fora dos quadros do Solidariedade.
Informação do Agora RN