Nesta sexta-feira, 3 de outubro, a comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, será palco de um dos maiores eventos do calendário católico do Rio Grande do Norte: a festa em homenagem aos 30 Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. A celebração relembra os assassinatos de dezenas de fiéis em 1645, durante as invasões holandesas, e integra o calendário religioso do estado como uma das manifestações potiguares mais importantes da fé.
Com a expectativa de grande público, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, sob gestão do prefeito Jaime Calado, mobiliza secretarias municipais para oferecer suporte logístico à Arquidiocese de Natal, além de garantir segurança e bem-estar durante a celebração deste grande evento.
LIMPEZA E ILUMINAÇÃO: A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – Semsur tem atuado na limpeza e reforço da iluminação das vias de acesso à comunidade e na área interna do Santuário. Equipes do órgão estarão realizando serviço de catação do lixo produzido durante o dia de celebrações.
GUARDA MUNICIPAL: A Secretaria de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, acompanha a programação religiosa que teve início no último dia 21, oferecendo apoio às romarias e celebrações no local. Neste feriado, estará presente com o efetivo apoiando o trabalho das forças de segurança do estado.
DEMUTRAN: O Departamento Municipal de Trânsito – Demutran trabalha em conjunto com o Comando da Polícia Rodoviária Estadual – CPRE para organizar o fluxo de veículos, favorecendo a mobilidade e segurança no trânsito da região.
SERVIÇO DE SAÚDE: Na área da saúde, duas equipes de atendimento estarão disponíveis, cada uma formada por um médico, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, além de duas ambulâncias, sendo uma do SAMU, garantindo resposta rápida em casos de necessidade.
SAAE: O Sistema Autônomo de Água e Esgoto – SAAE informou que já está fazendo a verificação no nível dos reservatórios para garantir o abastecimento de água e vai instalar bebedouros públicos na área do evento.
Essas ações garantem o suporte à Arquidiocese de Natal e permitem que os fiéis de todas as partes do estado e de outras regiões sejam bem recebidos durante a celebração.