A câmara municipal de Lagoa de Pedras/RN aprovou nesta quarta-feira (4) o projeto de lei de autoria da presidente da casa e prefeita eleita, Janaina de Salin (União Brasil), que proíbe uso de queima de fogos de artifício de alto ruídos no município. O projeto foi aprovado pelos 8 vereadores presentes na sessão, e agora segue para sanção do prefeito.
O projeto foi levado a discussão por Janaina através de sua redes sociais e teve apoio popular, além do apoio das classes diretamente interesssadas pela proprositura e aprovação do projeto de lei.
“Estou muito feliz com aprovação deste projeto de lei, para conseguir aprovar o projeto, mobilizei a população por meio de minhas redes sociais e me reuni com algumas mães de crianças com autismo e a com a classe defensores da causa animal do município”, falou a autora do projeto de lei, Janaina de Salin.
O projeto de lei não tem como objetivo acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifício, mas somente proibir que sejam utilizados artefatos que causem barulho, estampido e explosões, acarretando sérios riscos à vida humana, à sua integridade física e psíquica, bem como o fim de proteção dos animais e crianças com autismo.