O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) celebrou a inauguração do Memorial do Legislativo Potiguar Solar Tavares de Lira, ocorrida nesta terça-feira 10. Segundo o parlamentar, o espaço possui grande importância para a preservação da identidade e da cultura potiguar, se apresentando como “um guardião da memória e da história do Legislativo do Estado”.
“Com sua imponente fachada vermelha do século XIX, se apresenta revitalizado agora como guardião da memória e da história do Legislativo do Rio Grande do Norte. Este memorial nasce para ser um rio de memória e conhecimento, fluindo por gerações e conectando o passado ao futuro”, afirmou Ezequiel.
Segundo Ezequiel, assim como as margens do Rio Potengi foram fundamentais para o desenvolvimento de Natal e do Rio Grande do Norte, o Memorial também servirá como ponto de encontro entre o passado e o futuro da população. “Este espaço testemunha a viva da nossa identidade e cultura, convidando a todos agora a navegarem por este legado”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa enfatizou ainda o compromisso da Casa com os valores democráticos e com a cultura popular. “A Assembleia, sobre a liderança e empenho de todos os deputados, tem demonstrado um compromisso admirável com os valores democráticos e com a cultura popular. Este é um legado que ficará para sempre em nossos corações e na história do Rio Grande do Norte”.
PRESERVAR MEMÓRIA POLÍTICA. O Memorial do Legislativo Potiguar foi inaugurado nesta terça-feira 10. O espaço, localizado na histórica residência do ex-senador e ex-governador Tavares de Lyra, na avenida Câmara Cascudo, bairro da Ribeira, foi restaurado para preservar a memória política do RN.
Com um acervo rico e estudado por 14 anos, o memorial conta a história do poder legislativo, com exposições sobre a importância do voto, divisão dos poderes, uma sala destinada as principais personalidades políticas e outra para o protagonismo feminino na política potiguar.
Para Ezequiel, a criação do memorial não buscou só a restauração da arquitetura, mas a preservação da memória da democracia. “O Memorial Legislativo Potiguar tem uma nobre missão, conservar, preservar e promover a rica história do nosso Parlamento. Essa iniciativa da Assembleia Legislativa vai além da recuperação de um prédio histórico”, afirmou.