O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim, oficializou pleito à Petrobras pela instalação, em Mossoró, de unidade da empresa voltada às energias renováveis. No ofício nº 84-GP/CMM, o vereador pede à Petrobras que, além de Natal, Mossoró seja contemplada, com escritório direcionado à transição energética.
Endereçado ao presidente da Petrobras, Jean Paul Partes, o documento foi enviado por e-mail na quinta-feira (29) e teve recebimento acusado, no mesmo dia, pela Assistência Técnica Executiva da Presidência da companhia. Lawrence anunciou o ofício em entrevista hoje (3), ao programa Mais Política, na Rádio Difusora de Mossoró.
Segundo o vereador, a energia renovável já é uma realidade, sobretudo com os setores solar e eólico em terra. Há também ótima perspectiva para o futuro, com a exploração de aerogeradores eólicos no mar e de petróleo no oceano, na Costa Branca (campo de Pitu), recentemente anunciados pela Petrobras.
Potencial
“Mossoró é a cidade polo da região que está mais próxima desses grandes projetos. É a cidade que melhor pode acomodar empresas, dispõe de mais estrutura, rede hoteleira maior. Possui especialistas qualificados nas universidades, com vários cursos de engenharia na área, para fazer pesquisa e qualificar mão de obra”, justifica.
Essas e outras condições, segundo o vereador, credenciam Mossoró a participar efetivamente do debate sobre hidrogênio verde, energia eólica em mar, biorrefino e outros temas da transição energética. E sediar um escritório de energias renováveis da Petrobras, entende ele, fortaleceria esse protagonismo.
“Que o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, veja com bons olhos a Ufersa, por exemplo, que tem projeto de hub de inovação em energias renováveis e que poderia receber uma subsede da Petrobras em energias renováveis. Mossoró não pode ser esquecida neste momento. Precisa também ser contemplada”, reforça.