O Instituto Qualitta que divulgou recentemente uma pesquisa de intenção de votos no município de Lagoa de Pedras, onde trouxe números totalmente fora da realidade, trazendo o candidato da situação à frente da candidata oposicinista Janaina de Salin. Essa pesquisa recentemente foi desmacaradas com os novos números do instituto Sensatus, no qual apontou na pesquisa estimulada, uma vantagem de 7% da candidata de oposição Janaina de Salin, sobre o candidato da situação.
Coincidentemente o Tribunal Regional da 5ª Zona Eleitoral de Macaíba condenou a empresa Qualitta Empreendimentos Ltda ao pagamento de multa no valor de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil e duzentos e cinco reais) por divulgação de uma pesquisa irregular sobre a corrida eleitoral do município para as Eleições 2024.
A juíza eleitoral Josane Noronha também declarou a pesquisa 03599/2024, divulgada no dia 29 de julho, atribuindo um suposto empate técnico entre o prefeito Emídio Júnior e o segundo colocado, Netinho França, como não registrada e proibiu a continuidade de sua divulgação.
Cabe destacar que a Qualitta já foi condenada por práticas semelhantes no presente pleito nos municípios de Jandaíra e Monte Alegre, também no estado do Rio Grande do Norte, por irregularidades.
O MP eleitoral tem que ficar de olhos abertos para as diversas irregularidades de alguns institutos de pesquisas estão praticando nas eleições municipais de 2020 no RN.