As bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, município no estado do Rio Grande do Norte , localizado na região do Seridó, foram as responsáveis por confeccionar as artes dos uniformes utilizados pelos atletas do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Timbaúba dos Batistas fica a 282 km de Natal, e é famosa pelo bordado.
Dos seus 2.400 habitantes, 800 deles, a maioria de mulheres, estão envolvidas com a atividade do bordado. As bordadeiras representam um terço de toda a comunidade local. É a principal atividade econômica do local. No total, 80 bordadeiras trabalharam nas peças que foram utilizadas na cerimônia de abertura.
O trabalho foi feito nas jaquetas que foram usadas pela delegação, tendo sido bordadas imagens que representam a fauna brasileira, como tucanos, araras e onças. Tudo foi feito de forma artesanal – peça por peça – pelas mãos das trabalhadoras da região Seridó do RN. No momento em que a embarcação do Brasil entrou em cena, elas reagiram com palmas, gritos e tremularam um pequeno lenço, simbolizando o trabalho artesanal delas. “Foi muito choro, emoção, sorrisos e muita alegria”, resumiu Alcilene Medeiros, uma das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas.
A Casa das Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas “Iracema Soares” fica na entrada da cidade. É um espaço bem estruturado onde funciona uma loja de produtos com bordados. O município é reconhecido por ter uma grande quantidade de bordadeiras de excelente qualidade. Um dos portais de entrada da cidade faz referência à esta tradição, representando o bastidor, a linha e agulha. A Associação das Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas existe desde 1984.
Em 1993 foi fundada a Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas (Comart). Em 2006 foi criada a Casa das Bordadeiras. O espaço da sede da associação e da cooperativa é hoje o principal centro de qualificação e cartão de visita do trabalho de centenas de profissionais. O bordado é tradição na região do Seridó. Valdineide Dantas borda desde os 11 anos e conta que aprendeu o ofício com a mãe, também bordadeira.
Com a oportunidade de conquistar o mercado internacional, elas querem ser exemplo para as demais bordadeiras da região, valorizando e estimulando ainda mais a tradição local.
As bordadeiras de Timbaúba dos Batistas subiram o Palácio do Planalto.
Esse, todavia, não é o primeiro trabalho de relevância feito pelas bordadeiras, que já haviam confeccionado o vestido de casamento da Primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva (Janja), em 2022, e a roupa que a socióloga Janja usou na posse do terceiro mandato do presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva ( Lula), em janeiro de 2023. Helô Rocha e Camila Pedrosa, responsáveis pelo vestido de casamento da primeira-dama, são potiguares. O bordado das mulheres do Seridó levou beleza ao conjunto de blazer, colete e calça na cor champanhe usado pela primeira-dama Janja no dia da posse do presidente Lula.
As bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, possuem o reconhecimento nacional pela alta qualidade de seus trabalhos. Elas foram as responsáveis pelas toalhas que ornamentaram a mesa de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, em sua visita de 2007 ao Brasil. Suas peças ganharam o mundo, nas mãos de turistas que vêm ao Brasil. Mercados como Recife e Fortaleza, além de Natal, são os grandes consumidores dos seus produtos.
“O segredo do bordado é o tempero do amor. É uma arte que vem de geração em geração. Então, a gente aprendeu a arte com o carinho das mães”, conta a bordadeira Salmira Clemente.
“A linha, várias cores e o capricho é o mais importante”, diz a bordadeira Iraneide Batista de Araújo.
A governadora do RN, professora Fátima Bezerra nas Olimpíadas de Paris
A governadora do Estado do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra (PT), estará na capital francesa, entre os dias 24 e 30, a convite do Comitê Olímpico do Brasil, para participar do lançamento da Casa Brasil e a convite da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR), para o lançamento da Campanha Embratur Sebrae Europa 2024, na mesma Casa Brasil. A governadora Fátima Bezerra foi acompanhada pelo prefeito constitucional de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Araújo de Albuquerque Filho (Ivanildinho) e do subsecretário de Esporte e Lazer do RN, Júlio Cezar Nunes Júnior, mais conhecido como Cezinha Nunes e levou uma máquina de costura, símbolo do trabalho das bordadeiras.
A governadora Fátima Bezerra encontrou-se com a primeira-dama do Brasil, socióloga, Rosângela Lula da Silva (Janja) e agradeceu pelo que ela fez pelo empoderamento das mulheres e pelo bordado do RN; com o Ministro de Estado do Turismo, Celso Sabino de Oliveira; com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares; com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo e o presidente do Sebrae, Décio Lima.
O estado do RN terá um stand de divulgação do potencial turístico na Casa Brasil, em Paris, local em que reúne atrações nacionais para o público presente nas Olimpíadas. A governadora, professora Fátima Bezerra foi para Paris incentivar a cultura, o artesanato, o turismo e mostrar ao mundo o potencial do seminário potiguar.
“O convite para participarmos desse evento, reflete os esforços e investimentos de vimos fazendo para a promoção e consolidação da atividade turística em nosso estado. Temos fortes atrativos geográficos, culturais, gastronômicos, o Seridó Geoparque Mundial da UNESCO, opções para o turismo religioso, que também significa interiorização, tudo isso, além do tradicional sol e mar”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
Abdias Duque de Abrantes
Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.