Por proposição do deputado Neilton Diógenes (PL), a Assembleia Legislativa promove audiência pública nesta quarta-feira (21), a partir das 14h, para debater as erosões que ameaçam o litoral do Rio Grande do Norte. O debate acontecerá no auditório deputado Cortez Pereira, na sede da Casa Legislativa, e busca reunir especialistas, representantes do Governo do Estado, prefeituras e sociedade civil organizada.
“Um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte, que é o Morro do Careca, está sofrendo com o forte processo erosivo. Situações semelhantes atingem mais de 30 praias potiguares. É preciso discutirmos providências para que possamos não apenas corrigir, mas prevenir esse tipo de problema, debatendo o tema sob a ótica do meio ambiente e do impacto desse fenômeno para o turismo potiguar”, justifica Neilton.
O parlamentar alerta ainda para a obra de ‘engorda’ prevista para a praia de Ponta Negra que, segundo ele, “não é suficiente para resolver a erosão, por isso a necessidade de um debate muito mais amplo”, acrescenta.
A erosão do Morro do Careca também está relacionada com a erosão da praia, porém, a falta de monitoramento das instituições responsáveis por acompanhar a quantidade de areia que chega e é levada no decorrer do ciclo da natureza, agrava a situação.
O estágio do processo erosivo no Morro do Careca pode colocar banhistas em risco em virtude do desprendimento de blocos de areia na falésia, segundo conclusões de relatório elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb).
Desde 1997, a Justiça proibiu o acesso de pessoas ao Morro do Careca, contudo, a falta fiscalização torna comum o descumprimento da determinação judicial.
Erosão
A erosão pode ocorrer tanto através da ação do mar, que retira sedimentos (areia) da praia, quanto pela ação dos ventos, o que acontece no caso do Morro do Careca. Especialistas apontam que a erosão está relacionada a três fatores: construção de grandes barragens nos rios, que faz com que a areia não chegue aos oceanos; construções em áreas de costa, como calçadões e muros de arrimo; mudanças climáticas com elevação do nível do mar.