As três maiores cidades do Rio Grande do Norte, Natal, Mossoró e Parnamirim retomaram, nesta segunda-feira (20), parte dos serviços públicos suspensos após o início dos ataques criminosos realizados por uma facção criminosa desde a última terça-feira (14).
Prédios públicos, comércios e veículos foram queimados ou atingidos por tiros em mais de 50 cidades potiguares. Um policial penal que tentou impedir um ataque foram mortos. O governo registrou 284 ocorrências até o domingo (19).
Em Natal, o transporte coletivo funciona com frota emergencial, com 23 linhas em operação. A situação gerou cenário de ônibus e paradas lotadas pela manhã. Na rodoviária de Natal, as viagens intermunicipais tiveram mais da metade dos horários previstos confirmados para esta segunda.
Já a coleta de lixo ocorre de forma reduzida. Pela manhã, caminhões passaram pela na orla da cidade e também nos bairros San Vale, Nova Descoberta, Neópolis, Jiqui, Ponta Negra, Mirassol, Tirol, e Morro Branco.
Também retomaram o atendimento os pontos extras de vacinação do Midway Mall, Via Direta, Partage Norte Shopping e Parque das Dunas, das 11h às 17h.
No entanto, os serviços básicos de saúde continuam suspensos. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que comunicou que não há expediente nas unidades básicas de saúde, policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Ainda nesta segunda será realizada uma reunião entre o secretário Municipal de Saúde, George Antunes, e a secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas, para avaliar e definir estratégias que possibilitem o funcionamento das unidades de saúde, a partir da terça-feira (21).
Quem necessitar de atendimento emergencial pode procurar os serviços da rede de urgência e emergência de Natal como Upas, maternidades, Unidade Mista de Mãe Luiza, Centro Odontológico Morton Mariz e os hospitais. Nesses locais o funcionamento está normal.
Mossoró
Em Mossoró, o serviço de coleta domiciliar está acontecendo com escolta da Guarda Civil Municipal. Nesta segunda, a prefeitura também reabriu parte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para entrega de medicamentos, consultas e vacinação, das 7h às 13h.
Algumas linhas de ônibus também retomaram funcionamento. É o caso das linhas do Vingt Rosado, Nova Vida e Abolições, que funcionarão até as 18h.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) e as escolas municipais seguem com atividades presenciais suspensas.
Parnamirim
Na terceira maior cidade do estado, Parnamirim, os ônibus saíram às ruas e avenidas com 50% da frota, nesta segunda-feira (20). Os veículos alternativos que fazem as linhas interbairros na cidade continuam com as viagens suspensas. A cooperativa dos transportes alternativos suspendeu as viagens semana passada, devido aos ataques criminosos que ocorrem no estado desde a madrugada da última terça-feira (14)
Ainda nesta segunda deve ser realizada uma reunião entre representantes da segurança e a cooperativa de transporte responsável pelas linhas interbairros no município. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública de Parnamirim, coronel Marcondes Pinheiro, no Bom Dia RN.
Os serviços de saúde estão funcionando apenas em caráter de urgência e emergência na UPA, Maternidade Divino Amor e Márcio Marinho, pois as unidades básicas de saúde do município continuam fechadas, assim como as escolas da rede pública.
A coleta de poda e entulho continua suspensa, já a coleta domiciliar está sendo feita de forma emergencial nas principais vias, com a escolta da Guarda Municipal.
O Centro POP e a Casa do Adolescente e Albergue mantêm o funcionamento normal. Os serviços socioassistenciais permanecerão fechados. Os Conselhos Tutelares I e II estão de sobreaviso, por meio do telefone (84) 98855-2268.
Fonte: G1