Subiu para 10 pessoas o número de pacientes que perderam o globo ocular após participarem de um mutirão de cirurgias de catarata realizado em Parelhas, no interior do Rio Grande do Norte, nos dias 27 e 28 de setembro. A informação foi confirmada pelo titular da Secretaria de Saúde do município, Tiago Tibério, no fim da manhã desta quinta-feira (24).
De acordo com o Secretário, o novo paciente que teve o globo ocular retirado é um idoso de 84 anos. A assessoria da Prefeitura confirmou que a cirurgia foi realizada nessa quarta-feira (23), em um hospital de Natal. Não foram repassados detalhes sobre a identidade da vítima.
Conforme já divulgado pelo portal, a situação dos pacientes foi causada por complicações derivadas da endofmaltite, infecção causada pela bactéria Enterobacter cloacae, comumente encontrada em fezes, e incomum em ambientes hospitalares. Ao todo, 15 pacientes foram infectados no mutirão, sendo oito homens e sete mulheres, com faixa etária que varia de 43 a 80 anos. Destes, 10 já tiveram o globo ocular retirado.
No último dia 17 de outubro, a Prefeitura de Parelhas reuniu-se com pacientes afetados, familiares e um advogado para prestar assistência e esclarecer o andamento das investigações sobre os casos de infecção. No período da tarde do mesmo dia, houve uma reunião com o Ministério Público para relatar os progressos das oitivas e discussões realizadas até o momento. As oitivas serão retomadas, incluindo a participação do enfermeiro Alex Bruno Silva, da clínica Oculare Oftalmologia Avançada, e de alguns pacientes.
De acordo com o MPRN, a infecção foi causada por um instrumento médico ainda não identificado. A promotora de Justiça Ana Jovina de Oliveira Ferreira afirmou que as evidências indicam uma falha na higienização do ambiente cirúrgico, mas as investigações continuam para determinar a origem exata da contaminação e se houve erro humano.