No RN, apenas 5 municípios conquistaram esse destaque, Severiano Melo está entre eles. O cenário pandêmico do coronavírus trouxe para os gestores e para as equipes de saúde inúmeras dificuldades para garantir o atendimento habitual da população e, ainda, dá suporte aos casos de síndrome gripal e covid-19 do território. As ações programáticas e estratégicas da atenção primária sofreram impactos importantes com a pandemia.
O município de Severiano Melo apostou em propostas ousadas de retomar a realização de ações programáticas da atenção primária, para tal utilizou-se de uma logística que contemplava as medidas de controle sanitário impostas pelo contexto atual. Assim, a gestão e equipes de saúde se empenharam no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) no território.
Nesse contexto, as estratégias e ações adotadas com a finalidade de construir bons indicadores de saúde resultou no reconhecimento pelo Ministério da Saúde e na conquista do Selo da Atenção Primária à Saúde. Trata-se do fortalecimento de ações que conduziram a construção qualificada dos seguintes indicadores de saúde:
• Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
Nesse ínterim, estamos felizes com o reconhecimento e garantimos que vamos nos empenhar cada vez mais para construir uma Severiano Melo melhor para todos.