A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Núcleo Estadual de Alimentação e Nutrição (NEAN/SAPS/CAS/SESAP) solicita o apoio das Regionais de Saúde a fim de estimular os municípios a realizarem uma CAMPANHA DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA A, aproveitando o retorno às aulas, com visitas às escolas, mobilização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para o chamamento das famílias que tem crianças até cinco anos de idade e estão nesse programa, maior sensibilização das equipes para conferir se a criança está com esquema de suplementação atrasado.
O documento da Sesap foi assinado pelo Subcoordenador de Atenção Primária à Saúde e Ações Programáticas, Anderson Brito de Medeiros e pela nutricionista, Michele da Conceição Nascimento Araújo.
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) foi instituído oficialmente por meio da Portaria n.º 729, de 13 de maio de 2005, cujo objetivo é reduzir e controlar a hipovitaminose A, a mortalidade e a morbidade em crianças de 6 a 59 meses de idade, por meio da suplementação profilática medicamentosa (megadoses) de vitamina A.
“A Vitamina A é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano. Atua também na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico (defesa do organismo contra doenças, em especial as infecciosas), mantém saudáveis as mucosas (cobertura interna do corpo que recobre alguns órgãos como nariz, garganta, boca, olhos, estômago) que também atuam como barreiras de proteção contra infecções. Estudos mais recentes vêm mostrando que a Vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças)”, disse a Referência da Política de Alimentação e Nutrição da II URSAP, Annelyse Evangelista.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP