Nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17), a Loja Maçônica “Vale do Apodi” comemorou com uma intensa programação o seu 37° aniversário de fundação, bem como o Dia Municipal do Maçom. Ocorrendo uma Sessão Solene e uma Sessão Magna Branca.
Na segunda, dia 16, houve a sessão solene na Câmara Municipal de Apodi, proposta pelo Vereador José Gilvan Alves, autor também das Leis Municipais que instituíram o Dia Municipal do Maçom e o título de Utilidade Pública da Loja Maçônica de Apodi.
Durante a Sessão Solene 10 membros da Loja Maçônica foram agraciados com Moções de Congratulações e Aplausos e a entrega de uma Medalha condecorativa, alusiva a investidura ao 33° grau – Grandes Espectores Geral da Ordem – por esse nobres maçons.
Na Augusta Casa das Leis de nosso município, estiveram presentes toda a família Maçônica Apodiense (DeMolays, Escudeiros, Abelhinhas, Filhas de Jó, Samaritanas, Clube de Mães e Maçons), e puderam ver Antônio Ferreira de Lima (Antônio de Zuza) e Geraldo Souza de Menezes (Geraldinho) serem condecorados com a Medalha Ilustre Mestre – Altino Dias de Paiva, e a Comenda Ilustre Irmão – Luiz Gonzaga de Melo, respectivamente.
Já na terça, dia 17, houve a Sessão Magna Branca, que ocorreu no templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Vale do Apodi, n°17, que contou com a presença de toda a família maçônica Apodiense, bem como da sociedade civil e autoridades maçônicas.
Destacamos a presença da comitiva de maçons das cidades de Pau dos Ferros, Mossoró e Caicó. Esteve abrilhantando a noite, o Venerável Mestre da Loja Maçônica 13 de Setembro.
Esteve também presente, o maçom percursor das entidades paramaçônicas no nosso Estado, Joaquim Aprígio Neto, que esteve acompanhado da Grande Guardiã do Grande Conselho Guardião para o Estado do Rio Grande do Norte – das Filhas de Jó.
O Soberano Grão-Mestre, Antônio Gomes e sua comitiva do Grande Oriente do Rio Grande do Norte esteve presente, e o mesmo pode proferir uma mensagem de reconhecimento e união dos maçons, baseando numa série de preceitos essenciais para o convívio social da ordem e da sociedade como um todo.
Foram duas noites de muita festa e comemorações, que sob a condução do Venerável Mestre, Josivan Alves, fizeram, apesar de ser o primeiro ano, com que a cidade de Apodi, possa ter uma vez ao ano, uma programação especial dedicada aos Pedreiros que buscam sempre um município, Estado e País melhor.
Por fim, na área de lazer, houve um jantar, bolo, e muita diversão no embalos da banda Altos Tons.