Por Gomes Sobrinho / RN em Tópicos
Ao presenciar a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Chico Porto, na manhã desta quinta-feira, 22 de julho de 2021, percebi a Mossoró do momento e relembrei a do passado. E aquele posto de saúde que em idos de 2018, por várias vezes teve seu atendimento fechado ao público por falta de adequação em suas estruturas, em planejamento, e fazia com que muita gente permanecesse horas e até dias a suportar problemas de saúde.
Nos chega a gestão Allyson Bezerra impulsionado pela maioria dos mossoroenses e, muda esta história. Em menos de 7 meses, pelo menos 2 UBSs receberam serviços de manutenção, totalmente reconstruídas, com capacidade de atendimento e profissionais competentes no atendimento às pessoas. Trabalho competentíssimo por parte dos que fazem a Secretaria de Infra Estrutura, à sua frente o Rodrigo Lima, ladeado ainda por Miguel Rogério. Levando em conta o explicitado aqui, fica fácil perceber como estará este município – áreas urbana e rural -, ao final desta primeira passagem de Allyson Bezerra pelo poder. E ninguém melhor do que os anais históricos e a mente das pessoas idôneas para registrar.
MORGANA DANTAS
Secretária de saúde pública do município de Mossoró, com mais um equipamento pronto para assegurar o bem estar das pessoas no combate a doenças. Entende muito bem o que faz e, das 2 UBSs que recebeu, uma no bairro Costa e Silva e a outra no Aeroporto I, só tem a contribuir com a população de uma cidade de futuro que, num passado não longe, era simplesmente colocada ao esquecimento. Vivia doente.
CHEGADA DO PREFEITO
À UBS Dr. Chico Porto, localizada à avenida Mota Neto, acompanhado da primeira dama Cinthia Pinheiro, foi ovacionado por quem lá estava desde cedo à espera do gestor municipal. Uma grande demonstração de alegria em receber aquele serviço. Uma popular, de nome Vânia Pereira, há 30 anos residente no bairro Ouro Negro, também beneficiado, disse “se depender de nós do Ouro Negro, Allyson será nosso eterno prefeito”.
OUTRAS PESSOAS
E não partiu só de Vânia Pereira, falas assim. Este colunista teve contato com D. Maria do Socorro e D. Aparecida. Ambas externando tanta alegria que mais pareciam ter ganhado um prêmio na loteria. A exaltar os problemas que enfrentavam na procura por serviços médicos na cidade e agora, tê-los praticamente na porta de casa, todos os dias, do médico ao auxiliar de serviços gerais atuando no servir a todos. Emocionante o que ouvi.
DISCURSOS
Renata Oliveira, diretora da UBS, foi a primeira a falar. Agradeceu ao prefeito pela confiança, do gesto de grandeza dele por aquele bairro e adjacências. A palavra chave foi ‘gratidão’; em seguida o secretário Rodrigo Lima, para dizer do empenho de sua equipe em deixar aquela obra pronta num tempo recorde. Um serviço que há 4 anos era empurrado com a barriga pela gestão anterior. E agora, uma nova realidade para o povo.
MORGANA DANTAS
Convidada pelo cerimonial do evento a participar do ato de entrega da UBS Dr. Chico Porto, falou com muita sabedoria.Transmite confiança sem igual a todos. E a respeito dela, o meu dizer que veio realmente para, junto a Allyson Bezerra deixar grande marca na área da saúde pública. Atiçou a todos para que juntamente com ela, colaborem no zelo para com o novo equipamento, a ser utilizado em seus próprios benefícios.
LAWRENCE AMORIM
Vereador e presidente da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), representou o poder legislativo. Se fazia acompanhado de alguns pares da Casa do povo. Discursou dizendo que sua gestão como parlamentar e a instituição por ele comandada estará sempre somada à gestão de Allyson Bezerra na sua missão de trabalhar para o bem de todos os mossoroenses, procurando atender da melhor forma possível os anseios de uma população tão merecedora.
LAWRENCE AMORIM II
Sempre caminhando lado a lado com Allyson Bezerra, o parlamentar municipal do Partido da Solidariedade disse ensejar que muitas outras obras venham a ser estruturadas e entregues em benefício do povo. O vereador sabe muito bem da importância de um equipamento daquele, o caso da UBS pois, foi prefeito de Almino Afonso e trabalhou muito naquela área para a saúde do povo. Construiu UBSs e reestruturou outras. Estão lá para contar.
VEREADORES PRESENTES
Além do presidente da CMM, Lawrence Amorim, estiveram presentes à mencionada e importante solenidade, os edis Cabo Tony (SD), Raério Cabeção (PSD), Wiginis do Gás (Pode), Ricardo de Dodoca (PP), Carmem Júlia (MDB) e ‘Costinha’ (MDB). Eles, juntamente a alguns faltosos por conta de outros compromissos, se firmam no projeto de Allyson Bezerra, o de administrar para os mossoroenses e lhe devolver a confiança depositada com o voto.
TIBAU
Portais de notícias da região Costa Branca, noticiaram um certo estremecimento entre a prefeita Lidiane Marques (PSDB) e o seu antecessor ‘Naldinho de Zé Maria (PSDB)’. A gestora imediatamente reagiu. Disse se achar surpresa com o que leu. Está focada na administração do município. O pleito de 2022 ainda demora e ela, caso ele venha a ser candidato a algum cargo eletivo, terá sim o seu apoio. Os dois continuam falando a mesma língua.
‘NALDINHO DE ZÉ MARIA’
Dos idos de 1996, quando Tibau emancipou-se politicamente do município de Grossos, o único prefeito que cumpriu os dois mandatos, foi justamente ‘Naldinho de Zé Maria’. Realizou gestão de agrado não só a seus conterrâneos mas, está chamando a atenção da região. No tablado da política, com relação a 2022, o nome dele vem sendo citado. Desfaria sua ligação com ‘Souza Neto’, ex-prefeito de Areia Branca e atualmente deputado estadual.
ALLYSON BEZERRA
O prefeito, ao fazer uso da palavra, saudou a todos. E emocionou a muitos. Por que fala do que sabe, com determinação, do fazer por amor a Mossoró, a terra a quem resolveu se doar e servir. Elevou agradecimento a todos os servidores públicos da saúde, ante o trabalho abnegado em préstimos a seus conterrâneos. Da mesma forma referiu-se ao legislativo local e, dirigindo-se a Lawrence Amorim, presidente da CMM, falou de missiva prestes a chegar àquela casa, com projeto de Reforma Administrativa e, uma vez aprovada, outorga mais autonomia à Secretaria de Saúde, no sentido de que a pasta possa atuar mais ainda em favor dos que precisam dela. Também se referiu à situação caótica em que encontrou a UBS Dr. Chico Porto, quando ele a visitou no início de sua gestão. Pegou para si mudar aquela realidade. Reuniu equipe de auxiliares e partir para as reformas necessárias e urgentes. Cobrou empenho de todos. De outras obras estruturantes para breve, a se aguardar apenas a liberação por parte da Caixa Econômica Federal (CEF) do dinheiro a ser aplicado no asfaltamento de todo o percurso da avenida Mota Neto.