Por volta das 15:00hs de hoje, uma jovem, natural e residente de Portalegre, região serrana do nosso Estado, deu entrada no acolhimento do centro obstétrico Municipal da cidade. Segundo os familiares, a jovem de 16 anos, primigesta (primeira gestação), procurou o serviço de saúde em Pau dos Ferros. O médico orientou que ela procurasse a referência regional, pois era um RN prematuro (SIC).
Prontamente a gestante, por meios próprios, resolveu seguir destino a Mossoró. Ao passar por Apodi, começou a entrar no período expulsivo (fase final do trabalho de parto). Ao chegar na porta da instituição, foi acolhida e o parto assistido ali mesmo, dentro do carro (relata uma profissional de saúde do acolhimento).
Após a expulsão do RN, foram iniciados os primeiros cuidados, e logo após, mãe e recém nascido foram encaminhados para Mossoró, bens de saúde, para uma avaliação mais completa.
Apesar do impasse entre a Gestão Municipal e a SESAP, quanto a conclusão das adequações para a inauguração do COMAD, o serviço de acolhimento continua funcionando 24hs por dia, por uma equipe multiprofissional, assistindo as gestantes de Apodi e região.