A II Unidade Regional de Saúde Pública ( II Ursap), por meio do Programa Regional de Imunizações está discutindo com os Municípios a Estratégia de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente no período de 07 a 21 de outubro de 2023, sendo o dia D de mobilização social em 07 de outubro. Trata-se de um esforço inicial para reverter a tendência de queda das coberturas vacinais ainda este ano. Não será feita uma campanha nacional unificada – a Ação de Multivacinação será regionalizada, promovendo a intensificação da vacinação, respeitando calendários e particularidades locais.
“São objetivos da Estratégia de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças imunopreveníveis no Brasil; a ampliar o acesso da população à vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação; avaliar a vulnerabilidade dos territórios para as doenças imunopreveníveis correlacionadas às coberturas vacinais; fortalecer a priorização da vacinação para o alcance das coberturas vacinais com os gestores municipais; garantir que a população-alvo seja identificada e vacinada na primeira oportunidade pelos serviços de vacinação e enfrentar a hesitação vacinal e seus efeitos deletérios para a saúde da população”, ressaltou o técnico do Programa de Imunizações da II Ursap, Jorge Mota.
*POPULAÇÃO* – Todos os indivíduos menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que, por qualquer motivo, não têm o registro de doses administradas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
*VACINAS E CALENDÁRIO*
Serão ofertadas nesta estratégia todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Entre os principais imunizantes, além da poliomielite, estão as vacinas contra hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Covid-19.
*SEMANA ESTADUAL DA VACINAÇÃO NA ESCOLA*
Na semana de 02 a 06 de outubro, período que antecede a Campanha de Multivacinação, no estado do Rio Grande do Norte-RN (07 a 21 de outubro) acontecerá no ambiente escolar a Semana Estadual de Saúde na Escola com enfoque no tema Imunização, atividades estas já pactuadas pelo Programa Saúde na Escola – PSE.
*COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL*
A Ação de Multivacinação é parte do Movimento Nacional pela Vacinação. Então, deve ser precedida de mobilização social e ações de comunicação voltadas à população (crianças e adolescentes) e a seus pais ou responsáveis. A informação deve ser disseminada por televisão, rádio, mídias sociais, cartazes, ligações, SMS e e-mail.
Desde 2015, o Brasil registra a queda das coberturas vacinais. Considerando que as vacinas protegem contra doenças que não foram erradicadas, as baixas coberturas deixam nossa população suscetível à reintrodução de doenças já eliminadas do território nacional e à ocorrência de surtos de doenças de baixa incidência atualmente. Por isso, o Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, tem o desafio e o compromisso de recuperar as coberturas vacinais.
*Abdias Duque de Abrantes*
Assessor de Comunicação Social da II URSAP