A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Núcleo de Saúde do Trabalhador e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promoverão quarta-feira (10) de janeiro, às 9h, uma reunião on-line “Autocuidado: Cuidando do Trabalhador – Um Olhar em prol da nossa saúde mental tendo como facilitadora a Médica Psiquiatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Psicogeriatra pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Ranna Athena Pereira de Brito Mouzalas.
Atuam no Núcleo de Saúde do Trabalhador da II Ursap Leonardo Araújo Pansard, graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), com especialização em Saúde do trabalhador e Ecologia Humana pela FIOCRUZ, curso técnico em Segurança e Saúde do trabalhador.É técnico em Segurança do Trabalho do Governo do Estado do Rio Grande do Norte – SESAP/RN e Lucélia Jamilla Pereira da Silva Pansard.
Saúde Mental
O conceito de saúde mental transcende o âmbito individual e abrange uma rede de fatores interconectados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Mental pode ser considerada, um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade.
O bem-estar de uma pessoa está intrinsecamente ligado a uma série de condições fundamentais, que vão muito além do aspecto exclusivamente psicológico. Além dos aspectos individuais, a saúde mental é também socialmente determinada. Por isso, deve-se considerar que a saúde mental resulta da interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Pode-se afirmar que a saúde mental tem características biopsicossociais. A Política Nacional de Saúde Mental é uma política de estado, definida pela Lei Federal 10.216/2001.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP