O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde – SAPS e Coordenação Geral de Programas de Provimento realizou quarta-feira (31) de julho na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró a Oficina do Programa Mais Médicos para os Municípios das 2ª, 6ª e 8ª regiões de saúde e municípios da 3ª (Guamaré, Macau, Afonso Bezerra, Pedro Avelino e Lajes).
Presentes ao evento o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte – SEMS/RN, Jalmir Simões, a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Saudade Azevedo, representando a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a secretária municipal de saúde de Mossoró, Morgana Dantas Montenegro, o Coordenador Geral de Provimento de Profissionais, Edson Lucena, a representante do MEC, Lilian Patrícia, a assessora técnica do COSEMS-RN, Solane Costa e profissionais de saúde das regiões.
Discutido o tema “Panorama dos Programas de Provimento”, a cargo do Coordenador Geral de Provimento de Profissionais, Edson Lucena. Operacionalização do programa e Principais Demandas do Território – Celiza Garcia – Referência Regionalizada do PMM no RN.
Discutida a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas em Saúde no âmbito do PMMB – Islany Costa Alencar – Núcleo Pedagógico e científico. “A atuação do profissional médico no âmbito do PMMB – Heloísa Fernandes Bandeira de Souza – Líder do Núcleo de Gestão Acadêmica”. Redes de saúde, indicadores e Situações do território da APS no RN – Anderson Brito – Subcoordenador de Atenção Primária no estado e coordenador da CCE.
MEC – Tutoria, supervisão e proposta pedagógica – Lilian Patrícia – AIMEC. Momento de médico para médico: rotina do médico do Mais Médicos na Atenção Primária – Profissional do Programa Mais Médicos na Região.
Mais Médicos para o Brasil, mais saúde para você
O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê a reorganização da oferta de novas vagas de graduação e residência médica, para qualificar a formação desses profissionais. O Programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, e também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.
O Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do país. Ela é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP