A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa de Imunizações em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde realizará de 11 de março a 31 de maio a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A estimativa é que 232. 159 pessoas sejam imunizadas. O objetivo da Campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação. A Campanha é um esforço conjunto entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)
Grupos prioritários a serem vacinados
“Podem se vacinar: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Trabalhador da saúde: todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade; Gestantes; Puérperas; Professores do ensino básico e superior; Povos indígenas; Idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores portuários e População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas”, disse o técnico do Programa de Imunizações da II Ursap, Jorge Mota.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais e povos indígenas. Para os demais grupos prioritários, considerando a indisponibilidade de denominadores para os referidos grupos, não é possivel definir meta de cobertura vacinal, e por isso serão disponibilizados os dados de doses administradas durante a campanha.
A II URSAP pretende vacinar 232. 159 pessoas por meio do SUS. Principais municípios com grandes populações a serem imunizadas contra a influenza. População a ser vacinada em Mossoró 110.058 pessoas. Açu (19.173), Apodi (15.656 pessoas), Areia Branca (9.155 pessoas), e Baraúna (8.155 pessoas) e Caraúbas (7.995 pessoas).
Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha terá início em março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Os municípios poderão iniciar a vacinação contra influenza assim que receberem as primeiras doses da vacina, mesmo antes do dia 25 de março de 2024, data oficial do início da Estratégia de Vacinação contra a Influenza.
A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP