II Ursap e CES/RN realizam a 1ª Conferência Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do RN
A II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) e o Conselho Estadual de Saúde (CES/RN), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Conselho Municipal de Saúde de Mossoró realizaram terça-feira (25) de junho, das 8h às 16h30, na UnP, Campus de Mossoró, a 1ª Conferência Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do RN (1ª CRGTES/RN), que tem por tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.
A 1ª Conferência Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do RN (1ª CRGTES/RN) tem como objetivos debater o tema da Conferência, “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do SUS, do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático; mobilizar e estabelecer diálogos diretos com a classe trabalhadora acerca do trabalho e da educação em saúde, a partir das diretrizes e dos princípios democráticos, equânimes e do controle social em saúde como um direito constitucional e da defesa do SUS, dentre outros.
PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento e café da manhã
9h – Apresentação da Companhia Teatral Estrelas da Saúde encenada por agentes comunitários de saúde de Mossoró com a encenação da peça “O julgamento do SUS”, que retrata um cenário que põe o Sistema Único de Saúde (SUS) em um julgamento com juiz, representante do Ministério Público e testemunhas de defesa e de acusação. O Julgamento do SUS é fruto de um livro escrito pelo Ex-Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Mossoró, Gilberto Pedro Fernandes. Submetido a julgamento pelo público o SUS foi absolvido por unanimidade.
9h30 Formação da Mesa
A Mesa de Abertura foi composta pelo Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no RN (SEMS/RN), Jalmir Simões da Costa, a secretária adjunta da Sesap, Leidiane Fernandes de Queiroz, a Coordenadora da Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (CGTES) da Sesap, Avânia Dias de Almeida, a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR) da 2ª Região de Saúde, Márcia Cristina Alves J. Barbosa, Aline Aguiar, representando o Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RN), Francisco Canindé dos Santos e a secretária municipal de saúde de Mossoró, Morgana Dantas. Houve a execução do Hino Nacional.
10h20 Palestra Magna Tema: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento : Gente que faz o SUS acontecer”, pela Diretora-Geral do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia (HRMPMC), Mestra em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde pela UFRN, Elenimar Costa Bezerra.
Discussão de eixos temáticos pela Mestra em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde pela UFRN e Psicóloga da Sesap, Ana Carla Macêdo do Nascimento; Coordenadora de Atenção à Saúde (CAS) da Sesap, Rayane Larissa Santos de Araújo Monteiro e pela mestra em Serviço Social pela UFRN, Servidora Pública Efetiva como Assistente Social da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SESAP) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, Kleylenda Linhares.
Cada grupo teve um relator. A relatoria ficou a cargo da Diretora-Geral do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia (HRMPMC), Mestra em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde pela UFRN, Elenimar Costa Bezerra, do diretor administrativo do Hospital da Mulher, Lauro Gabriel Bezerra Santos, da especialista em saúde da família e diretora de enfermagem do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia (HRMPMC), Maria Luzia Paiva Bessa Vale, da secretária executiva da CIS, Fátima Rocha e da Presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Mossoró, Suelda Felício de Araújo.
Presentes ao evento a técnica da Sesap, Uiacy Nascimento de Alencar, a coordenadorada Equipe Técnica da II Usap, enfermeira, Saudade Azevedo, a coordenadora de Recursos Humanos da II Ursap, Jane Valcácio, o diretor-geral do Hospital Rafael Fernandes, Leonardo Menezes, técnicos da II Ursap e profissionais de saúde da região. Atuou como cerimonialista do evento Erialdo Rebouças e o responsável pela sonorização foi o técnico da II Ursap, Sival Filho. Noventa pessoas participaram do evento.
“Sem democracia, não haverá saúde pública no Brasil. O Sistema Único de Saúde – SUS é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde. Qualidade de vida, bem-estar e liberdade só são possíveis por meio do binômio “democracia e saúde”. É preciso é transformar o SUS em uma bandeira social. O SUS é um projeto vitorioso que está em constante aprimoramento e cabe a nós seguirmos em luta. É preciso lutar contra qualquer ameaça de desmonte do SUS ”, disse a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP