O Governo do RN concluiu a restauração do acesso ao distrito de Boi Selado, no município de Jucurutu, a partir da RN-118, um trecho de aproximadamente 4 Km de extensão, um investimento de cerca de um milhão e 600 mil reais. A base e o pavimento da rodovia foram totalmente recuperados, faltando apenas a sinalização para a entrega da obra à população. Essa foi a primeira entrega do pacote de recuperação de 29 trechos da malha rodoviária estadual que serão restaurados.
O acesso ao distrito de Boi Selado foi construído entre os anos de 1995 e 1996, e nunca recebeu a manutenção adequada. A recuperação era uma reivindicação antiga dos moradores do local. A estrada é de fundamental importância para a economia e desenvolvimento do município, uma vez que registra alto fluxo e caminhões que abastecem o comércio local e empresas de massas e biscoitos instaladas no distrito.
Outra rodovia com serviços de restauração iniciados é a RN-078, do município de Patu até a cidade de Catolé do Rocha, na Paraíba, com extensão total de 9,6 Km. O trecho a ser recuperado tem 3,6 km de extensão, está bastante deteriorado e não comporta mais a operação tapa-buracos, segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN). Serão investidos nessa obra R$ 1,5 milhão.
Também serão recuperados 2,6 Km do acesso ao Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, tendo a prefeitura de Patu como parceira, através de convênio assinado em outubro de 2021, no valor de R$ 1,86 milhão. A parceria faz parte da política do Governo do Estado de interiorização do turismo e de fortalecimento dos municípios. O investimento total nesses dois trechos é de superior a R$ 3,3 milhões.
“Compromisso assumido, compromisso cumprido. Esta foi uma reivindicação acatada pelo Governo do Estado em outubro de 2021. Vamos fazer o acesso à Serra do Lima, assim como a recuperação de um trecho da RN-078, que liga Patu à Catolé. Isso significa respeito pelo povo de Patu e da região Oeste. Esse investimento contribui com melhor infraestrutura para o desenvolvimento regional” disse a governadora Fátima Bezerra no ato de assinatura da ordem de serviço, no dia 26 de janeiro.
Os serviços de restauração dos pontos críticos das estradas estaduais integram o plano de obras lançado pela governadora Fátima Bezerra, no mês de outubro de 2021, com benefícios nas áreas de infraestrutura viária, educação, saúde, segurança pública e habitação popular, que prevê investimentos de R$ 494,4 milhões até o final de 2022.
O secretário de Infraestrutura do RN, Gustavo Coelho, explica que ao todo serão restaurados 29 trechos, todos concentrados em três contratos, resultado de uma única licitação, no valor de R$ 50 milhões.
As obras estão sendo executadas pelo DER-RN, sob supervisão e fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura do Rio Grade do Norte (SIN/RN). O Governo do RN tem dado atenção especial à recuperação da malha viária do estado, aumentando a segurança de quem trafega diariamente pelas rodovias e impulsionando o desenvolvimento de várias regiões do RN, seja no turismo, no transporte de cargas e escoamento da produção de diversos setores.
“O pavimento nesses trechos chegou a um nível extremo de criticidade que é preciso refazer a via. Para tanto, será adotado um sistema de reciclagem do material da própria rodovia como insumo da obra da nova estrada”, comenta o secretário Gustavo Coelho.
O diretor-geral do DER-RN, Manoel Marques, esclarece que as obras de restauração atingirão todos os distritos rodoviários do Rio Grande do Norte. “Vamos restaurar os principais eixos rodoviários, num total de mais de mil quilômetros”, ressaltou.
Ao todo, serão restaurados os seguintes trechos:
Acesso do entroncamento da RN-064/Boa Vista, em Ceará Mirim;
Acesso do entroncamento da RN-118/Boi Selado (Jucurutu);
Acesso do entroncamento da RN-177 com divisa RN/CE (São Rafael/Pereiro);
RN- 016 (Entrada BR-304/Assú/Carnaubais);
RN-041 Entrada BR-304/Entroncamento RN-042;
RN-078; (Entrada BR-226/Divisa RN-PB);
RN-081 (Santana do Seridó/Entrada RN-086);
RN-129 (Entroncamento BR-304 [Lajes]/Pedra Preta);
RN/BR-226 (São Vicente/Florânia);
RN-288 (Carnaúba dos Dantas/Divisa RN/PB);
RN-404 (Carnaubais/Vila do Alemão);
Acesso ao Entroncamento RN-003 (Espírito Santo/Jundiá);
Acesso Tibau/Grossos;
RN-001 (Entroncamento RN-093/Lagoa D’Anta);
RN-072 (Lucrécia/Umarizal);
Acesso Entroncamento RN-120 – Entroncamento RN-269 (Nova Cruz);
RN-082 Entroncamento RN-089 (Ouro Branco) – Divisa RN-PB; RN-087/Entroncamento BR-226 (Florânia) – Tenente Laurentino;
RN-088 (Jardim do Seridó) – Entroncamento RN-086 (Parelhas);
RN-089 Entroncamento BR-427 – Entroncamento RN-082 (Ouro Branco; RN-160 Vera Cruz – Entroncamento RN-002 (A);
RN-203 Entroncamento RN-023 (São Tomé) – Entroncamento BR 104 (A) (Cerro Corá);
RN-203 Entroncamento RN-120 – Entroncamento RN-023 (São Tomé);
RN-221 Entroncamento RN-401 – Entroncamento RN-403 – Entroncamento BR 406 (Macau);
RN-233 Olho d’Água do Milho – Entroncamento BR-405 (Apodi);
RN-269 Barra do Cunhaú – Acesso a Vila Flor;
RN-288 São José do Seridó – Entroncamento RN-118-BR-427 (A) (Caicó);
RN-407 Mulungu – Entroncamento Estrada do Óleo;
Acesso Leste/Oeste (Mossoró).