A partir da orientação do prefeito Jaime Calado, a Controladoria Geral do Município de São Gonçalo do Amarante (CGM/SGA) deu um passo importante para aprimorar a gestão pública local. Na última quarta-feira (27), a equipe da CGM, liderada pelo controladoria-geral Marcos Alexandre, promoveu a primeira etapa de uma oficina de capacitação para servidores.
O foco da iniciativa é padronizar e legalizar os processos de pagamento, garantindo uma administração fiscal mais responsável e transparente. O evento reuniu secretários, assessores e servidores-chave, destacando a colaboração de toda a gestão para atingir um nível elevado de excelência e conformidade.
O controlador-geral enfatizou a visão preventiva da Controladoria: “Nossa missão é evitar erros por falta de conhecimento e garantir que todos os procedimentos financeiros estejam alinhados com as leis vigentes.”
O projeto não se encerra com a oficina. Os próximos passos incluem um acompanhamento “in loco”, onde a equipe da CGM irá diretamente aos setores para dar suporte e orientação contínuos. A capacitação visa preparar a equipe para aplicar os recursos públicos de maneira eficiente, em conformidade com as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a ordem cronológica de pagamentos (seguindo a Resolução 011/2024 do TCE/RN) e as demais normas do TCU e outros órgãos fiscalizadores.
O projeto também busca total adequação às normas da LGPD, da Lei de Acesso à Informação e o fortalecimento do controle social.