Considerado um dos maiores eventos regionais da Saúde Pública realizados no Brasil, o Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, em 2023, está na sua 9ª edição realizada na Cidade de Salvador/Bahia, entre os dias 4 e 6 de setembro, no Centro de Convenções da capital baiana. O encontro, que terá como tema “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS”, vai reunir gestores, trabalhadoras e trabalhadores de Saúde e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde de 2244 municípios das duas regiões do Brasil.
Em 2023, a cidade de Salvador, capital da Bahia, foi escolhida para ser a sede do 9º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia (COSEMS/BA) como instituição responsável pela realização deste grandioso evento. Participam do evento 16 Estados, 16 COSEMS e 2.244 Municípios.
Na mesa dos trabalhos estiveram presentes Nísia Trindade – Ministra de Estado da Saúde; Jerônimo Rodrigues – Governador da Bahia; Stela Souza- Presidente do COSEMS da Bahia; Ana Paula Matos – Vice-prefeita e Secretária de Saúde de Salvador; Roberta Santana – Secretária da Saúde da Bahia; José Henrique Tigre (Quinho) – Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB); Hishan Hamida – Presidente do Conasems e Socorro Gross – Representante da Opas/OMS no Brasil.
Ainda participaram do Congresso Maria Eliza Garcia Soares (Presidente do COSEMS/RN e Diretora de Municípios de Pequeno Porte), o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no RN, Jalmir Simões da Costa, a gerente da II Ursap, com sede em Mossoró, Emiliana Bezerra Cavalcante; a gerente da Primeira Unidade Regional de Saúde Pública – I URSAP, Kristiane Fialho, a gerente da V Unidade Regional de Saúde Pública (V URSAP), em Santa Cruz/RN, Maura Roberta Guilherme de Lima Luduvico, a gerente da III Unidade Regional de Saúde Pública (III URSAP), em João Câmara/RN, Aize Talianne Bezerra de Souza e a gerente da VII Ursap, Alayne Simões, dentre outras autoridades em saúde pública.
O evento é realizado e organizado pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia (COSEMS/BA). Conta com o apoio do Governo Federal – União e Reconstrução, Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Para a ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade, o evento marca o momento de retomada da saúde no país. “Esse ano é especial, porque estamos juntos reconstruindo o Sistema Único de Saúde e atuando juntos em muitos programas. Retomamos o Farmácia Popular, o Mais Médicos, a vacinação que está a todo vapor em vários estados da região. Então, é muito importante parar, conversar sobre essas experiências e avançar”, afirmou a ministra.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP