O governo do Rio Grande do Norte contratou uma banca para realizar um novo concurso público para a Polícia Militar. A contratação foi assinada pelo comandante-geral da PM, Coronel Alarico Azevedo, e publicada no Diário Oficial da quarta-feira (24).
A dispensa de licitação teve como contratado o Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência. O contrato tem vigência de 12 meses e foi orçado em R$ 125.960,00.
A realização de um novo concurso pela Polícia Militar já tinha sido anunciado pelo governo em setembro deste ano. O número de vagas ainda não foi oficializado, mas a expectativa de membros do alto escalão da PM é que sejam oferecidas cerca de 800 vagas.
Esse deverá ser o primeiro concurso para praças, após a sanção da lei estadual que extinguiu diferenciação por sexo para entrada de praças e oficiais na PMRN.
Atualmente, a PM tem pouco mais de 8 mil militares na ativa. A corporação também prevê concursos para oficiais combatentes e da saúde, além de praças da saúde. Esses outros concurso já tem vagas definidas: 132 para oficiais combatentes, 79 para oficiais de saúde e 250 para soldados na área da saúde, segundo informou o comandante-geral da PM em setembro.
O último concurso realizado pela Polícia Militar foi iniciado em 2018. O governo convocou e formou cerca de mil novos soldados em 2020. Depois de um termo de ajustamento de conduta assinado com o Ministério Público, convocou outros 299, sendo 200 mulheres. Estes últimos concluem a formação neste ano.