A Comissão Intergestores Regional (CIR), da II Região de Saúde, com sede em Mossoró, realizou na última quarta-feira (28), de fevereiro, às14h, no auditório deputado Leônidas Ferreira da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), a 127ª Reunião Ordinária. As CIR são fóruns privilegiados para a negociação, pactuação, planejamento e avaliação da Gestão das Políticas de Saúde no Estado entre as Secretarias Municipais de Saúde/SMS, através de seus gestores municipais de saúde, e a Secretaria de Estado da Saúde.
Estavam presentes à reunião a Coordenadora de Vigilância em Saúde (CVS) da Sesap, Diana Paula de Souza Rêgo Pinto Carvalho, a coordenadora do Programa Estadual das Arboviroeses, Silvia Dinara do Nascimento Alves, a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, enfermeira Saudade Azevedo, a coordenadora da CIR e secretária municipal de saúde de Tibau, Márcia Cristina Alves Barbosa, a secretária executiva da CIR, Fátima Rocha, o coordenador do Programa de Controle das Arboviroses da II Ursap, José Lázaro França de Araújo e representantes dos Municípios.
Na ordem do dia discussão e pactuação sobre Liga Mossoroense de Combate ao Câncer, Remanejamento da Programação Pactuada e Integrada (PPI) de Felipe Guerra, discussão sobre a Reunião dia 07 de março sobre as eMulti definidas como equipes de profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada à APS, com atuação corresponsável pela população e pelo território, em articulação intersetorial e com a Rede de Atenção à Saúde, discussão sobre Arboviroses, e DigiSUS.
A referência de Gestão e Planejamento da II Ursap, Sival Filho falou sobre a situação dos instrumentos de gestão no DigiSUS na região. A sanitarista e fiscal da Vigilância Sanitária da II Ursap, Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel ressaltou a importância da fiscalização dos chafarizes eletrônicos.
“A SUVISA está à disposição dos municípios para ajudar a fortalecer as vigilâncias sanitárias, a fim de regularizar as Soluções Alternativas Coletivas para Consumo Humano (SACs).
Por ser uma atividade de alto risco, não podem funcionar sem alvará sanitário.
Dessa forma, podem enviar as solicitações para o acompanhamento e assessoria nessas atividades para a coordenafora da Equipe Técnica da II Ursap, Saudade Azevedo”, disse Teresa Emauelle Pinheiro Gurgel.
REUNIÃO DA CIR DA VIII REGIÃO DE SAÚDE
Na quinta-feira (29) de fevereiro, às 9h30, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde a 97ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR), da VIII Região de Saúde do Vale do Açu. O coordenador da VIII Região de Saúde é o secretário municipal de saúde de Alto do Rodrigues, Antônio Flávio Silva. Municípios que compõem a VIII Região de Saúde: Açu, Alto do Rodrigues, Angicos, Carnaubais, Fernando Pedroza, Ipanguaçu, Itajá, Paraú, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Triunfo Potiguar.
Na ordem do dia foram discutidos os seguintes temas: a Pactuação da Maternidade de Açu, DigiSUS, discussão sobre a Reunião dia 06 de março sobre as eMulti definidas como equipes de profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada à APS, com atuação corresponsável pela população e pelo território, em articulação intersetorial e com a Rede de Atenção à Saúde, discussão sobre Arboviroses e discussão sobre o Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte ·(COPIRN).
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP