O Apodiense e servidor da CAERN, Hilquias Sabino, vai representar o Rio Grande do Norte, no II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em Brasília, nos dias 22, 23 e 24 de junho. Ele recebeu o reconhecimento da organização do evento por ter estimulado a participação de empregados da Caern em Mossoró, como de outras instituições, a levarem o exemplo da conscientização ambiental para dentro de casa. No ano passado, a cidade de Mossoró teve a participação do Dia Mundial da Limpeza graças ao esforço voluntário de Hilquias.
O servidor tem graduação em gestão ambiental, especialização em educação ambiental e mestrado em Ciências Naturais. Hilquias sempre esteve ligado a questão ambiental. Juntamente com a assistente social, Ana Paula Oliveira, implantaram a coleta seletiva realizada no escritório central da CAERN. Todo o material reciclado é entregue a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM).
O Congresso apresentará experiências bem sucedidas internacionalmente e que podem ser replicadas pelas cidades brasileiras. Esse ano, as discussões são voltadas para os municípios economizarem ao adotarem práticas sustentáveis favorecendo a economia circular. Dados divulgados recentemente mostram que precisamos avançar nesta pauta no Brasil “Mossoró, por exemplo, é a terceira maior cidade do Estado e somente tem contribuído para reciclar 1% dos seus resíduos”, explica Hilquias.
Quem desejar se inscrever para participar do II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero é só acessar o site: www.cidadeslixozero.com.br e realizar sua inscrição. É importante lembrar que os dados dos cadastrados formaram um banco de contatos que podem ser acionados pela organização do evento para estimular eventos de conscientização para a reciclagem nas cidades que o participante reside. Serão tratadas boas práticas relacionadas à temática Lixo Zero como: redução, gestão de resíduos, reuso, educação para o lixo zero, compostagem, reciclagem, entre outras inovações.